• Avatar do usuário
#82746
Ao afirmar, em sua célebre canção "O tempo não para", o grande poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois a Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso á cidadania no Brasil não é um raro. Desse modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela dificuldade financeira, seja pela exclusão da sociedade.
Sob essa pespectiva, convém enfatizar que, a falta de renda está entre as principais causas do registo de nascimento. Nessa óptica, durante 1997 o registo de nascimento no Brasil, tornou-se gratuito de acordo com A Lei N° 9 534. Sob esse viés, o registo gratuito, está sendo muito importante para as pessoas mais necessitadas, pois ele contribuiu com os gastos da certidão de nascimento. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, algumas pessoas ainda não tira seu cartão de nascimento gratuito.
Além disso, a exclusão social como mais um dos causadores que agravam o impasse. Nesse contexto, o documentário "O menino que fez o museu" de acordo com o pequeno criador Pedro Lucas Feitosa. De maneira analóga, no documentário fala sobre uma história que muitos brasileiros desconhece. Por isso, as pessoas ainda em que exclui dos adultos, crianças, jovens e idosos por estarem sem o registo nascimento.
Por tanto, a dificuldade financeira e a exclusão da sociedade são prejudiciais a garantia de acesso á cidadania no Brasil e que, é necessário mudanças. O governo deve promover campanhas através de mídias, falando que não devemos excluir ninguém da sociedade e devemos divulgar que existe uma lei que consta que o registro de nascimento e gratuito para todos, o modo de ser divulgado e através das redes sociais. Nesse sentido, a finalidade e de que as pessoas parem exclui as outras e que possamos divulgar mais nossos direitos. De fato, a música de Cazuza nos mostra que as dificuldades do passado ainda se faz atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

camille14 Caso você quiser, poderia corri[…]

gabrielgd33 Por favor, poderia corrigir e aval[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Desde o surgimento das grandes civilizaç&ot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM