• Avatar do usuário
#82712
"O Grito", pintura feita por um norueguês, onde há a imagem de uma pessoa com uma expressão de descontentamento e desespero. Assim, como os cidadãos que não possuem o registro civil, sendo assim sem ter acesso à cidadania brasileira.
Sem a certidão de nascimento, é quase como se aquele indivíduo não existisse para o estado. Inclusive, é de extrema importância possuir este documento, pois com ele é feita a carteira de identidade, o cadastro de pessoa física (CPF), título de eleitor, carteira de trabalho. Na ausência dele, é difícil matricular-se numa instituição de ensino, como escola, faculdade.
Só no nordeste são 828 mil desprovidos de um documento tão importante. Isso é um descaso com o brasileiro. Apesar de que em 1997, ter sido criada a Lei N° 9 534, que faz as certidões serem de graça, muitos ainda não tem. Provavelmente por serem pobres e se acharem inferiores aos demais, o que é um pensamento totalmente errado.
Esse é um problema social, que o estado precisa resolver, logo. Com a ajuda do Ministério da Educação (MAC) é possível fazer campanhas que conscientizem pessoas à ir em busca dos seus direitos, pois muitos não estudam justamente pela falta de um documento tão importante. Como dizia o filósofo iluminista Immanuel Kant: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".
Que essa infeliz expressão que o artista mostra em sua pintura, não passe da arte.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desde o surgimento das grandes civilizaç&ot[…]

O quadro “O Grito”, elaborado por Edva[…]

Eryka , Arnaildo ProfaJoelma Profajojo Pro[…]

Não é de hoje que o capitalismo inte[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM