• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82629
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importantes do país, prevê em seu artigo 6º, o direito de cidadania. Como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal é a prerrogativa que não tem se reverberado, com ênfase na prática quando se observa a Invisibilidade e Registro Civil: garantia do acesso à cidadania no Brasil, dificultando, deste modo a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a reversibilidade dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a exclusão. Nesse sentido, pessoas em vários estados do Brasil, ainda vivem exclusas da sociedade. Esta conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", uma vez que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, o que infelizmente é evidente e persistente no país.
Em uma segunda análise, é fundamental apontar que "Ninguém respeita à Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação". Este trecho da letra da música "Que país é esse?", da banda de rock nacional Legião Urbana, mostra a realidade do caos citadino no no Brasil. Segundo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 800 mil casos no nordeste em que pessoas não tem certidão na sociedade brasileira. Diante de tal exposto, milhares de pessoas ficam à beira da miséria por não terem o direito algum. Logo, é inadmissível que estes cenários continuem a perdurar.
Depreende-se portanto, que medidas são necessárias para resolver este impasse, para isso, o Ministério da Cidadania, por intermédio do rádio e da televisão, em que a mídia deverá, fazer propagandas educativas e fáceis de se entender para toda a população, em que incentive as pessoas procurarem os cartórios para fazer a certidão de nascimento e explicarem o quão é importante ser reconhecido na sociedade, a fim de que sejam cidadãos no país. Assim, a sociedade melhorará, em que o Estado desempenhe corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke. Desta maneira, o caso em questão seguirá corretamente com Ordem e Progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#82630
É notório que, o acesso a cidadania no Brasil tem sido bastante prejudicial e até mesmo difícil de ser enfrentado .os cidadãos não são reconhecidos,de certo que,seus documentos estejam válidos e presentes.
Deste modo,a sociedade tem enfrentado dificuldades em relação ao reconhecimento sem documentos, pois precisará para ir ao médico, um trabalho, lojas,e até mesmo em escolas,e também apresenta-se dificuldades para conseguir realizar a produção dos tais;é possível afirmar que no Brasil,são milhões de pessoas sem documentação válida, e seus valores negligenciado, são pessoas de varias raças e idades que passam por isso,muitos deles almejam ter seus documentos em dia,porém não conseguem devido a falta de conscientização social. E é importante lembrar que o sudeste tem grande número de habitantes que não possui seus reconhecimentos pelo mesmo motivo social.
Para que este problema seja resolvido, é necessário que grupos de pessoas se posicione ,para que em prol de defesa,possam defender os direitos da cidadania e que de modo sutil e proveitoso seja resolvido, com com compreensão de ambas partes.

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM