A princípio, percebe-se que a indiligência do governo para com estas pessoas deve-se ao fato do problema estar, há muito tempo, banalizado. Segundo Hannah Arendt, em sua obra "Banalidade do mal", a persistência destes males pode causar um conformismo quanto à eles, um exemplo disto é o fato dos sertanejos e interioranos, por diversas vezes, precisarem se deslocar até cidades maiores para ter acesso a um cartório, algo que muitas vezes não é possível.
Por conseguinte, torna-se notório que a maior parte destes não-cidadãos sejam de áreas menos visadas pelo governo, uma vez que estes não tem voz para reivindicar o que lhes foi assegurado pela Constituição de 1988. Dessa forma, precisam se adaptar aos poucos recursos ao seu alcance para conseguir quebrar essa sua "invisibilidade" no país.
Com isso, é imprescindível a atuação do Estado na melhoria da infraestrutura de cidades menores, por meio da criação de locais para aquisição destes documentos nestes municípios, para garantir à população tudo que está assegurado pela Carta Magna de 1988, assim garantindo que a cidadania alcance a todos, de modo que o que foi mostrado por Dimenstein em seu livro não reflita mais a realidade social brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.