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"No meio do caminho tinha uma pedra", o verso do poema de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, pode ser classificado como uma metáfora para os obstáculos da vida de seu eu lírico, que deverão ser enfrentados. De maneira análoga, a falta de acesso cidadania no Brasil é um entrave presente na trilha de uma nação em desenvolvimento. Existem fatores que favorecem esse cenário, como o silenciamento e a negligência governamental.
Desse modo, em primeira análise, o silenciamento é um desafio presente no problema. Para Malala Yousafzai, só percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados. Infelizmente, existe uma omissão na garantia de acesso à cidadania no Brasil, uma vez que, muitos brasileiros não tem a certidão de nascimento. É preciso mostrar o impasse para revertê-lo, como diz a ativista.
Além disso, a negligência governamental aumenta a gravidade do problema. A filósofa Hannah Arendt diz que a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Tal afirmação não se faz presente na República federativa, visto que, ainda existe uma grande porcentagem de brasileiros que nunca tiveram acesso à sua documentação e com isso emerge um sério problema.
Portanto, é preciso atuar sobre essa diversidade. Para isso, cabe ao poder público checar se os cidadãos estão tendo acesso ao registro de nascimento, pois só com a presença dos seus documentos terão um valor para Estado. Tal ação, deve contar com a contribuição de toda a população. Assim o Brasil poderá superar a falta de acesso à cidadania no território nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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