Avatar do usuário
Por saraddagyfy
Quantidade de postagens
#118070
A princípio , a constituição de 1988 foi um marco na história democrática no Brasil, em que o registro civil garantia ao indivíduo o acesso à cidadania, direitos relativos à liberdade , dignidade à vida humana e participação política. Contudo , cerca de 2,7 milhões de brasileiros estão em condição de invisibilidade social, não têm acesso a cidadania , pois não possuem registro civil.
Diante disso, notamos que a falta de registros civil é uma das principais causas de invisibilidade social no Brasil, a lei de 1994 tornou o registro civil gratuito no Brasil, contudo o problema demonstra que a exclusão econômica vai além de só pagar pelo o registro. Prova da desigualdade socioeconômica é que nas comunidades mais pobres, com maior índice analfabetismo está presente o maior número de invisibilidade por registro civil. Nesse sentido ,notamos que , quem não tem acesso à cidadania são os mais pobres.
Ademais, a negligência governamental em não garantir que todos tenham acesso a cidadania, pode também ser apontada como responsável pelo problema. Como em Atenas na Grécia antiga que a cidadania era restrita a menos de 10% da população, na polis Atenas aqueles que não eram considerados cidadãos não podiam participar da política e aquele que não participava não tinha direitos, voz , ação, não era ninguém , era invisível. E assim se perpetua até nos dias de hoje. Nesse sentido notamos a falta de ação governamental.
Torna se evidente , portanto , que a desigualdade socioeconômica e a negligência governamental resultam na invisibilidade de milhões de brasileiros e na falta de garantia de acesso à cidadania. Por tanto, para combater a invisibilidade social cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da cidadania, com auxílio da assistência social , promovam campanhas, nas diversas mídias de informação e construcao de cartorios nas comunidades mais carentes e afastadas, que mostrem a importância do registro civil e acessibilidade em registrar o indivíduo, com a finalidade de que todos os brasileiros tenham registro civil e garantia de acesso à cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
257 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
205 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
137 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
200 Exibições
por mundodesoph
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM