Diante disso, notamos que a falta de registros civil é uma das principais causas de invisibilidade social no Brasil, a lei de 1994 tornou o registro civil gratuito no Brasil, contudo o problema demonstra que a exclusão econômica vai além de só pagar pelo o registro. Prova da desigualdade socioeconômica é que nas comunidades mais pobres, com maior índice analfabetismo está presente o maior número de invisibilidade por registro civil. Nesse sentido ,notamos que , quem não tem acesso à cidadania são os mais pobres.
Ademais, a negligência governamental em não garantir que todos tenham acesso a cidadania, pode também ser apontada como responsável pelo problema. Como em Atenas na Grécia antiga que a cidadania era restrita a menos de 10% da população, na polis Atenas aqueles que não eram considerados cidadãos não podiam participar da política e aquele que não participava não tinha direitos, voz , ação, não era ninguém , era invisível. E assim se perpetua até nos dias de hoje. Nesse sentido notamos a falta de ação governamental.
Torna se evidente , portanto , que a desigualdade socioeconômica e a negligência governamental resultam na invisibilidade de milhões de brasileiros e na falta de garantia de acesso à cidadania. Por tanto, para combater a invisibilidade social cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da cidadania, com auxílio da assistência social , promovam campanhas, nas diversas mídias de informação e construcao de cartorios nas comunidades mais carentes e afastadas, que mostrem a importância do registro civil e acessibilidade em registrar o indivíduo, com a finalidade de que todos os brasileiros tenham registro civil e garantia de acesso à cidadania.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada