Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#52716
A música “Orange Juice”, escrita pela cantora Melanie Martinez, retrata o sofrimento de uma jovem com Bulimia e como superou sua doença com apoio de uma colega. No entanto, na realidade brasileira, muitos dos portadores de problemas mentais não são acolhidos pela sociedade igual na música em razão da existência de um estigma associado às doenças psicológicas devido à má influência paternal e da negligência estatal.
Diante desse cenário, inicialmente, cabe destacar como a postura dos pais contribui para a existência de estigmas relacionados às doenças mentais. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades. Nesse sentido, os responsáveis ao não conversarem com os filhos sobre a importância da saúde mental diminui a probabilidade de diagnosticar e tratar possíveis distúrbios precocemente, pois proporciona um desconhecimento sobre os sintomas aos seus descendentes, além de muitas vezes rotularem como “frescura” da adolescência a depressão e a ansiedade. Portanto, a ausência de apoio parental permeia a existência de uma sociedade preconceituosa com os doentes psíquicos.
Além disso, outro fator que permite a existência de estigmas é a atuação negligente do Estado no combate às enfermidades mentais. Segundo a Carta Magna de 1988, é dever do Estado ofertar saúde gratuita de qualidade a todos brasileiros . Entretanto, esse direito não é assegurado de forma totalitária ao povo, visto a extinção dos programas de assistência mental, em 2020, durante o governo do Presidente Bolsonaro. Nessa Perspectiva, o corpo social encontra dificuldades ao procurar e não encontrar atendimento no SUS para as doenças psicológicas, o que leva as pessoas desistirem do tratamento e com o agravamento dessas doenças aumenta o número de suicídios.
Destarte, cabe ao Ministério da Saúde, por meio da utilização de verbas governamentais, criar palestras nos centros de assistências sociais dos municípios, as quais devem conter a participação de psicólogos para orientar os pais sobre a importância da saúde mental , a fim de eliminar os estigmas ligados às doenças mentais. Ademais, o Estado deve retornar a oferecer programas de assistência no SUS. Assim, espera-se que haja, no Brasil, mais apoio aos doentes como na música “Orange Juice”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

EDUCAÇAO DOMICILIAR

SEI QUE AINDA TENHO MUITO QUE MELHORAR, MAS NAO SE[…]

    Com o final das duas Grandes Gu[…]

porte de armas

Males do porte e posse de armas de fogo De aco[…]

Obesidade no Brasil

A obesidade não é um problema recent[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM