Diante desse cenário, inicialmente, cabe destacar como a postura dos pais contribui para a existência de estigmas relacionados às doenças mentais. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades. Nesse sentido, os responsáveis ao não conversarem com os filhos sobre a importância da saúde mental diminui a probabilidade de diagnosticar e tratar possíveis distúrbios precocemente, pois proporciona um desconhecimento sobre os sintomas aos seus descendentes, além de muitas vezes rotularem como “frescura” da adolescência a depressão e a ansiedade. Portanto, a ausência de apoio parental permeia a existência de uma sociedade preconceituosa com os doentes psíquicos.
Além disso, outro fator que permite a existência de estigmas é a atuação negligente do Estado no combate às enfermidades mentais. Segundo a Carta Magna de 1988, é dever do Estado ofertar saúde gratuita de qualidade a todos brasileiros . Entretanto, esse direito não é assegurado de forma totalitária ao povo, visto a extinção dos programas de assistência mental, em 2020, durante o governo do Presidente Bolsonaro. Nessa Perspectiva, o corpo social encontra dificuldades ao procurar e não encontrar atendimento no SUS para as doenças psicológicas, o que leva as pessoas desistirem do tratamento e com o agravamento dessas doenças aumenta o número de suicídios.
Destarte, cabe ao Ministério da Saúde, por meio da utilização de verbas governamentais, criar palestras nos centros de assistências sociais dos municípios, as quais devem conter a participação de psicólogos para orientar os pais sobre a importância da saúde mental , a fim de eliminar os estigmas ligados às doenças mentais. Ademais, o Estado deve retornar a oferecer programas de assistência no SUS. Assim, espera-se que haja, no Brasil, mais apoio aos doentes como na música “Orange Juice”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada