Avatar do usuário
Por Lbolivar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53746
No filme " Uma lição de amor" um pai luta contra todos os preconceitos lhe imposto devido sua condição mental para garantir a guarda de sua filha. Semelhante a isso, no Brasil é comum atos de esteriotipação das pessoas portadoras de doenças mentais. Tais estigmas ocorrem devido a falta de inclusão dessas pessoas no âmbito social e na imagem negativa vinculada pela mídia. Logo, o debate a cerca desse assunto é vital para sua exclusão da sociedade brasileira.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a carência de ações públicas para incluir os indivíduos com transtornos mentais no convívio social. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde cerca de trezentos milhões de pessoas no mundo são acometidas por algum problema psicológico. No Brasil, devido a falta de medidas públicas para a inserção desses indivíduos na sociedade tem-se a sua marginalização por parte do restante da população, taxando a sua condição mental como "frescura", "falta de Deus" e incapacidade, o que contribui para a banalização de doenças sérias como: Depressão, Transtorno Bipolar, etc.
Outro fator responsável responsável para a permanência do estigma às pessoas com transtornos mentais, está associado a sua representação distorcida na mídia. Ou seja, em muitos recursos de entretenimento e de informação como: Novelas, Filmes e Telejornais é comum a retratação do portador de doença mental como sendo "louco", desprovido de emoções afetivas e incapaz de raciocinar. Exemplo disso está nas manchetes de jornais que associam crimes violentos a presença de doenças psicológicas. Consequentemente, a partir disso tem-se o fortalecimento da permanência desse tipo de preconceito de forma estrutural na sociedade brasileira.
Em suma, é notável os fatores que contribuem para a prevalência do estigma aos doentes mentais no Brasil. Portanto, visando contornar esse problema, faz-se necessário que o Ministério da Educação junto do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos promova a inclusão desses indivíduos no ambiente escolar e no mercado de trabalho, garantindo sua inclusão em meio a população, acarretando no rompimento dos estereótipos. Ademais cabe as produtoras de entretenimento e jornalismo desmistificar o preconceito associado aos doentes mentais em suas produções, proporcionando a ruptura desses preceitos da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
76 Exibições
por 12yas23min
0 Respostas 
67 Exibições
por millyne11
0 Respostas 
66 Exibições
por livibeatriz
0 Respostas 
62 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
26 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
48 Exibições
por Juxfd
0 Respostas 
48 Exibições
por Beatriz2918
0 Respostas 
50 Exibições
por Licia33
0 Respostas 
48 Exibições
por mariiaedua

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM