Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a carência de ações públicas para incluir os indivíduos com transtornos mentais no convívio social. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde cerca de trezentos milhões de pessoas no mundo são acometidas por algum problema psicológico. No Brasil, devido a falta de medidas públicas para a inserção desses indivíduos na sociedade tem-se a sua marginalização por parte do restante da população, taxando a sua condição mental como "frescura", "falta de Deus" e incapacidade, o que contribui para a banalização de doenças sérias como: Depressão, Transtorno Bipolar, etc.
Outro fator responsável responsável para a permanência do estigma às pessoas com transtornos mentais, está associado a sua representação distorcida na mídia. Ou seja, em muitos recursos de entretenimento e de informação como: Novelas, Filmes e Telejornais é comum a retratação do portador de doença mental como sendo "louco", desprovido de emoções afetivas e incapaz de raciocinar. Exemplo disso está nas manchetes de jornais que associam crimes violentos a presença de doenças psicológicas. Consequentemente, a partir disso tem-se o fortalecimento da permanência desse tipo de preconceito de forma estrutural na sociedade brasileira.
Em suma, é notável os fatores que contribuem para a prevalência do estigma aos doentes mentais no Brasil. Portanto, visando contornar esse problema, faz-se necessário que o Ministério da Educação junto do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos promova a inclusão desses indivíduos no ambiente escolar e no mercado de trabalho, garantindo sua inclusão em meio a população, acarretando no rompimento dos estereótipos. Ademais cabe as produtoras de entretenimento e jornalismo desmistificar o preconceito associado aos doentes mentais em suas produções, proporcionando a ruptura desses preceitos da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada