Em primeiro plano, verifica-se que o descaso populacional para com esses estados psicológicos é um reflexo desse estigma presente na sociedade. Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais, dotados de coercitividade e exterioridade, moldam as ações dos indivíduos de uma comunidade. Assim sendo, entende-se que a ideia vigente de que doenças mentais, como a depressão, são tidas como “frescura” é decorrente de um ideário estruturado na sociedade, refletindo os moldes medievais no Brasil hodierno. Dessa forma, compreende-se a necessidade de uma mudança quanto à forma que essas doenças psiquiátricas são visualizadas na atualidade.
Ademais, sabe-se que a negligência pública perante a essas patologias corrobora ainda mais para essa vicissitude. Nesse ínterim, a Constituição Federal de 1988 garante que todos tenham acesso à saúde. No entanto, nota-se que o atual estado de saúde mental dos brasileiros não reflete plenamente esse direito, uma vez que há uma ineficácia quanto ao diagnóstico e, principalmente, ao tratamento dessas nos postos públicos de saúde. Isso pode ser comprovado tomando como base os dados da OMS em 2017, que afirma que 11,5 milhões de brasileiros têm depressão, expondo o descaso do Estado diante do quadro psicológico atual.
Portanto, é mister que o Ministério da Saúde, por intermédio de verbas da União, passe a disponibilizar sessões, acompanhamento e tratamento psicológicos, com profissionais qualificados da área, pelo sistema público de saúde, o que garantirá o acesso a uma maior parcela da sociedade, podendo atenuar os casos dessas doenças. Agindo dessa maneira, o estigma estruturado desde a Era Medieval poderá ser superado no Brasil.
Nota: Foi meu primeiro Enem e acabei me enrolando com o tempo, tive que encurtar meu último parágrafo retirando o primeiro período, totalizando apenas 2, será que serei penalizado por isso?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.