Avatar do usuário
Por Alex26987
Quantidade de postagens
#119499
Meu professor de Filosofia do ensino médio dizia que as pessoas são o que elas fazem. A assertiva pode ser associada à frase muito conhecida de Jesus: "Conhece-se a árvore pelos frutos." A proposição somos o que fazemos dá todo um sentido histórico à cultura, que não é somente sobre palavras ou discursos bonitos nas campanhas eleitorais, mas também sobre práticas no mundo real que acabam sendo validadas.

O Filósofo americano Jonh Dewey defendia que os valores são estabelecidos a partir da prática. É relevante perguntarmos se nossas práticas endossam as coisas que dizemos por aí. Cresci em um bairro muito pobre. Mal tínhamos televisão e acesso à informação. Havia um xará e éramos diferenciados como branco (embora hoje eu me ache pardo) e preto. Na ingenuidade da nossa infância era só para identificar mesmo. Não me recordo de qualquer outra implicação. Ô Alex! Qual? O branco. Só fui ouvir sobre Apartheid e estatísticas do IBGE no nível médio, mas antes já registrava entre os adultos falas do tipo: coisa de preto. Nunca ouvi dizerem coisa de branco.

Quando ficamos adultos e tivemos filhos vi meu colega Alex preto mudar. Agora, as piadas de adulto o agrediam. Não só isso, mas ele relatou que percebia uma certa animosidade das pessoas. Precisava engajar-se na luta por respeito em consideração ao bem dos filhos. Tomadas de atitude têm contrapartidas e o que guia os valores são muito mais as ações.

Michael Jordan privilegiou o lucro dos patrocinadores, já Vini Jr. a causa do preconceito racial. Sendo dois ícones do esporte, o efeito de suas ações tem um poder de influência considerável. Viny Jr. não titubeou diante da escolha e defendeu de peito aberto o combate à discriminação racial. Abraçou a coragem e a defesa da própria integridade. É importante ver que milhares de crianças que o têm por ídolo podem encontrar nele a validação que precisam.

Afinal, eu acho que meu amigo precisa mesmo encorajar o filho e não apenas com discursos. Deve ensinar a ele seus direitos e fortalecê-lo emocionalmente. A ação nem sempre precisa ser direta e midiática, até porque não dá pra saber o que se passa pela cabeça dos agressores. Ela pode acontecer de forma bem mais sutil de maneira que, cumulativamente, resulte em outras ações mais efetivas. Se a força da lei não for aplicada pelos que podem dedicar tempo a ela, pobres de nós que muitas vezes mal a conhecemos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O ataque a Democracia no Brasil
por MFranca    - In: Outros temas
1 Respostas 
140 Exibições
por Pxvesq

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM