Em primeira análise, evidencia-se o corpo social alheio frente às mídias jornalísticas. Na obra literária “Battle Royale”, é ilustrado a vivência de uma sociedade regida por um governo ditatorial e facista, que mantém a população da República da Grande Ásia Ociedental sob “controle” por meio de divulgação de novas ações praticadas pelas autoridades, encobrindo as negativas. Paralelamente à ficção, é perceptível que o poder midiático é importante para a construção do pensamento moral e intelectual sobre determinados assuntos, sobretudo no grupo populacional composto por jovens.
Além disso, é importante destacar a massificação do pensamento social mediante aos conteúdos digitais empobrecidos. Segundo pensadores da Escola de Frankfurt, na Alemanha, tais como Adorno e Horkheimer, a indústria cultural é um sistema econômico e político que tem como finalidade produzir bens de cultura como mercadoria de estratégia para o controle social. Para os pesquisadores, os receptores desses meios de comunicação seriam vítimas da padronização de suas opiniões. Desse modo, é perceptível como as mídias sociais, como os jornais, são responsáveis pela formação do caráter da população brasileira.
Depreende-se portanto, a adoção de medidas que visem informar sobre a influência dos jornais na formação da população brasileira. Dessa maneira, urge que o Ministério das Comunicações - órgão responsável pelo fortalecimento da política nacional de telecomunicações - promover, por meio de cartilhas virtuais, a comunicação governamental com a sociedade para informar sobre a influência dos meios jornalísticos, a fim ampliar o acesso a esse conhecimento. Outrossim, cabe que a Empresa Brasil de Comunicação oferecer serviços de radiodifusão alertando sobre o empobrecimento midiático. Somente assim, a problemática da “super-influência”, praticada na Alemanha Nazista, não seja realidade na hodierneidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada