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Por Brendaprs1
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De acordo com a Folha de Pernambuco, a Secretária da Saúde divulgou que 26 alunos da rede estadual apresentaram sintomas de ansiedade no último dia da semana de provas em 2022. Com base nessa notícia, mostra-se a realidade da saúde mental de muitos estudantes nas escolas públicas. Assim nota-se uma grande sobrecarga do sistema educacional nos discentes e a ausência de profissionais na instituições escolares.
É primordial ressaltar que, a pressão do sistema educacional afeta a saúde mental dos alunos. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país que apresenta maior índice de depressão e ansiedade da América Latina, entre esses cidadãos estão os estudantes. No entanto, ao analisar o contexto atual, mostra que as escolas estão cada vez mais sobrecarregando os estudantes, podendo desencadear problemas psicológicos. Dessa forma, percebe-se que de diminuir e amenizar o peso em cada aluno.
Em segundo plano é importante destacar a escassez de profissionais nas escolas, para suprir as necessidades dos estudantes. Com base na lei instituída em 2019, determina que o Poder Público assegure atendimento psicológico e socioassistencial aos estudantes de rede pública. Contudo, é preciso admitir que boa parte das instituições educacionais não apresentam profissionais especializados nessa área, assim, deixando um ambiente escasso de ajuda para com os discentes.
depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham melhorar a saúde mental nas escolas públicas. Dessa maneira, cabe ao poder público e o Ministério da Educação (MEC), colocar a lei em prática, promover palestras nas escolas com profissionais, a fim de que os alunos tenham maior apoio e ajuda. Somente assim as crises enfrentadas pelos estudantes irão diminuir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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