Acima de tudo, vale a pena considerar o fator de grupo. Segundo o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo, é a etapa fundamental do avanço social. Entretanto, a falta de estímulo para discutir os desafios de combater os preconceitos no Pau-Brasil tem causado essa ferida. Assim, uma discussão crítica sobre o tema foi o primeiro passo para consolidar o progresso sociocultural de Habermaseano.
Além disso, a questão constitucional merece destaque. Segundo o pensador Jean-Jacques Rosseau, o cidadão renuncia a parte da liberdade adquirida em condições naturais para o Estado garantir direitos permanentes. Isso vai contra a ideia de um pensador à medida que o problema aumenta. Assim, medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes a fim de sanar o retrocesso.
Daí resulta que este obstáculo fundamental deve ser combatido. A mídia deve, portanto, trabalhar com especialistas locais em cooperação com o Ministério das comunicações por meio de projetos estaduais de conscientização da população. Assim, com a deliberação de Habermas, juízo de Rousseau, a sociedade alcançará o progresso social, como enfatizou Montesquieu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.