Sabe-se, primeiramente, que o uso em demasia da água tem comprometido o futuro do país. Sob este viés, pode-se analisar que a água é essencial para o subsídio da humanidade, contudo este recurso vem-se tornando escasso. Deste modo, a charge "Água no Planeta", de Feliciano, critica o consumo hídrico deliberado causado pelo homem. Nesse aspecto, é inconcebível que situações como essa se perpetuem, pois isto gerará, para o país, uma crise catastrófica. Logo, é necessário solucionar com urgência esta grave problemática.
Além disso, a inoperância governamental contribui para a redução das reservas aquíferas no Brasil. Nesse âmbito, ao longo dos anos, é nítido o crescimento da repudiante negligência do Estado para com as pautas ambientais, a qual acarreta graves problemas para o país. Desta maneira, é contraditório a afirmação de Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia, quando ele diz que: " o Estado é um mecanismo que oferece proteção", dado que, o Governo age com descaso, pois, tem ciência das repugnantes mazelas acometidas pela crise hídrica, sobretudo, não protege a sociedade deste mal. Com isso, é vital que esse paradgma seja solucionado.
Em suma, a redução das reservas aquíferas no Brasil compromete, negativamente, o futuro do país. Sob esse prisma, para combate-la é preciso que o Governo Federal promova projetos que estimulem a população reduzir o consumo de água, por meio de campanhas e elaboração de leis, como exemplo a campanha #boraeconomizar da SANEP e a Lei PCL 70/2018 que incentivam os cidadãos utilizarem a água de maneira adequada e sem desperdícios. Diante disso, é oneroso que essas ações sejam realizadas com o fito de garantir a prolongação da durabilidade das fontes hídricas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada