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Durante a Idade Média, uma imensa crise global veio à tona, a peste bubônica, doença que se espalhou rapidamente e matou milhares de pessoas, era gerada principalmente pelas condições precárias da época, uma delas, a falta de saneamento básico. Atualmente, as condições urbanas e rurais tiveram imensas melhorias, contudo, ainda falta muito para que todos tenham acesso a circunstâncias de vida adequadas. Isso se deve tanto a uma negligência por parte do Estado, quanto por uma alta relação entre saneamento básico e a saúde populacional.
Em primeiro lugar, é necessário saber que, segundo a Constituição Federal de 1988, é direito de todo cidadão o Saneamento Básico, seria então, dever de o estado assegurar este direito a toda a população brasileira. Porém, nem todos os cidadãos brasileiros conseguem exercer deste direito, segundo pesquisas feitas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cerca de 47% da população não tem acesso a um tratamento de esgoto de qualidade, e 17% da população não tem acesso a água potável, ficando nítido então, que nem a garantia básica de todo cidadão está lhes sendo assegurado.
Além disso, é importante ter em mente que quando o assunto é saneamento básico, existe uma relação direta com o tema saúde. Por exemplo, com a falta de um tratamento adequado de água e esgoto, diversos problemas de saúde podem aparecer, tal como: leptospirose, hepatite A, cólera, entre tantos outros. Por ano, segundo levantamentos, são gastos no SUS cerca de 11 bilhões de reais com o tratamento de doenças advindas da falta de estruturas básicas, ficando claro então que ter um bom saneamento básico ajuda na diminuição de doenças e consequentemente, menos dinheiro é gasto, sobrando para que este, seja investido em outras diversas áreas.
Portanto, entende-se que são necessárias ações para garantir a todos um bom sistema de saneamento básico. Urge que o Estado, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, faça algo para que os direitos básicos de todos os cidadãos sejam assegurados a todos. Isso pode ser feito por meio de propostas governamentais que busquem diminuir a diferença de estruturas básicas e todo o pais, para que assim, a vida de todos os brasileiros seja digna e saudável no futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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