Avatar do usuário
Por aliicekkjjk
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113390
Ha muito tempo, jogos eletrônicos tem sido a alegria e diversão dos jovens, mas, infelizmente o uso demasiado desses jogos venha acarretando diversos problemas. A OMS já declarou que é uma doença, não só no Brasil mas Mundial.
É notório que os jogos estimulam a habilidades, além de serem uma ótima maneira do combate à doenças mentais como depressão e ansiedade. Entretanto, como todo bem tem seu lado negativo esses jogos tendem a viciar muito rapidamente.
Com base na categoria de jogo que é instalado há mais chance desse vício ser desenvolvido, por exemplo, jogos online de Battle Royale como free fire, call of dutty, fortnite e jogos de 5V5, são, de acordo com a PGB2022 os jogos que mais se acarretam vícios.
Contudo, para resolver a tal questão, caba emissoras de telemarketing alertarem os pais ou responsáveis e ficarem de olho no mal uso dos games na vida desses jovens, além dos progamadoree de games colocarem cada vez mais avisos na plataforma para assim os usuários criarem consciência do tempo que se é desperdiçado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por ana147
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126534
@aliicekkjjk, boa tarde.

Sua redação está em nível intermediário.
Há alguns pontos a serem melhorados.
Vamos a correção!!

Ha (faltou acento "Há") muito tempo, (usar artigo antes do substantivo "os") jogos eletrônicos tem (A palavra tem nesse caso deve ter acento, pois o substantivo está no plural - têm) sido a alegria e diversão dos jovens (Se você escrevesse ao invés de "dos jovens" colocasse "de muitos jovens", fluiria melhor na leitura de seu texto). (Necessário usar ponto final.)Mas, infelizmente o uso demasiado desses jogos venha acarretando diversos problemas. A OMS já declarou que é uma doença, não só no Brasil mas Mundial. (Nesse ponto, você citou a OMS, mas onde ela disse isso? Alguma pesquisa? De que ano? Quando usar uma referência, não basta citar quem, mas onde você a encontrou.)

É notório que os jogos estimulam a habilidades, além de serem uma ótima maneira do combate à doenças mentais como depressão e ansiedade. Entretanto, como todo bem tem seu lado negativo esses jogos tendem a viciar muito rapidamente.

Neste sendo parágrafo, seria o desenvolvimento de seu texto. Aqui é crucial o uso de referências para embasar seu argumento. Você disse que o jogos ajudam no tratamento de depressão e ansiedade, mas de onde você tirou isso? Tem alguma pesquisa ou pessoa relevante socialmente que aponta esse resultado?

Ademais, você cita que os jogos viciam. Mesmo isso sendo uma realidade, no texto você tem que apontar alguma referência.

Com base na categoria de jogo que é instalado há mais chance desse vício ser desenvolvido, por exemplo, jogos online de Battle Royale como free fire, call of dutty, fortnite e jogos de 5V5, são, de acordo com a PGB2022 os jogos que mais se acarretam vícios. (Aqui você apontou um referência, ficou interessante. Mas, precisa desenvolver mais o texto. Colocando o seu argumento e não deixando esse paragrafo terminar apenas com a citação.)
Contudo, para resolver a tal questão, caba emissoras de telemarketing alertarem os pais ou responsáveis e ficarem de olho no mal uso dos games na vida desses jovens, além dos progamadoree (programadores) de games colocarem cada vez mais avisos na plataforma para assim os usuários criarem consciência do tempo que se é desperdiçado.

Na conclusão seria mais interessante você criar uma intervenção diretamente voltada para os jovens, ao invés de seus familiares. E a finalidade que você apontou como "criar consciência sobre o tempo desperdiçado." Poderia ser uma ação voltada para resolver o vício em jogos, pois a consciência muito tem, mas não sabe como sair dessa situação. Por exemplo: Mobilizar o Ministério da Educação, criando nas escolas palestras sobre o vício em jogo, como também, disponibilizar em escolas públicas orientadores e psicólogos, com a finalidade de ajudar esse estudantes a terem outros hábitos e interesses..

Eu recomendo que você leia redações nota 1000 do Enem. É de graça e esta no site: https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

Recomendo, também, que você foque em gramática, aprendo a usar conectivos, artigos e outros. Como também, recomendo que leia o seu texto antes de passar a limpo a redação no Enem. Com isso, você vai identificar erros, que, geralmente, não percebeu enquanto estava escrevendo.



1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
391 Exibições
por Akkerman
0 Respostas 
1020 Exibições
por gustavorodri
1 Respostas 
559 Exibições
por Gabys1a
0 Respostas 
284 Exibições
por Gabrielly19
0 Respostas 
240 Exibições
por Adii011
0 Respostas 
192 Exibições
por caionobre
0 Respostas 
4161 Exibições
por alunfjf
0 Respostas 
163 Exibições
por pedroGomes
4 Respostas 
360 Exibições
por Lyh0610
0 Respostas 
117 Exibições
por Heloizy

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

A jurista e escritora antirracista, Michelle Alexa[…]

O filósofo Thomas More, em sua obra &qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM