Precipuamente, deve-se ressaltar a inexistência de medidas para diminuir o número de pessoas que moram nas ruas. Nesse sentido, a Constituição Federal Brasileira prevê o direito à moradia como inerente a todo cidadão. Entretanto, essa prerrogativa é ignorada, uma vez que, o Estado não constitui medidas para reduzir o número de sem tetos, o que faz com que o número de moradores de rua seja banalizado e acrescido cada vez mais e a segregação seja algo presente no cotidiano dessa parte da população, culminando assim, na omissão destes do direito constitucionalista.Dessarte, é mister que o Governo tome atitudes para reverter esse problema.
Ademais, é fulcral salientar à negação da sociedade como impulsionadora do crescimento da população de rua no país. Nesse contexto, a obra 'Capitães da Areia' do escritor Modernista Jorge Amado, traz em sua íntegra os dramas sofridos por um grupo de crianças mendigas rejeitadas pela comunidade local. Diante desse exposto, na realidade não é diferente: o povo menospreza os sem-abrigos pelo fato destes serem muitas vezes, usuários de drogas, andarem com roupas sujas e com mau odor, usando de superioridade para humilhar e discriminá-los, conquanto, esse quadro reflete apenas uma sociedade egocêntrica e individualista. Logo, é inadmissível que a coletividade se deixe ser preconceituosa, e não mobilize em prol da causa dos moradores de ruas.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania -órgão responsável pelas políticas de Desenvolvimento Social e esporte- viabilize a integralização da população em situação de rua, por meio de auxílios moradia e da internação clínica para dependentes químicos, bem como o corpo civil deve promover mais tolerância e solidariedade,através do respeito e da doação de itens necessários para moradores de ruas, a fim de que estes alcance a plena autonomia e autodeterminação. Somente assim, se consolidará uma população mais igualitária e tolerante, na qual a marginalização de pessoas fique agregada exclusivamente à ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.