Por Enceladus
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#41673
De acordo com a "Teoria das Inteligências Múltiplas", proposta pelo psicólogo Howard Gardner, a capacidade intelectual de uma pessoa não pode ser definida somente com base em testes de Q.I., pois estes estão limitados a medir o grau cognitivo por meio de raciocínio lógico e linguístico — o que corresponde a apenas dois dos oito tipos de inteligências existentes. Dentro dessa perspectiva, o ensino das artes visuais, dança, música e teatro como disciplinas obrigatórias é crucial para o desenvolvimento dos educandos em sua plenitude, levando em consideração as diversas habilidades que os alunos aperfeiçoam ao ter contato com as áreas mencionadas. Contudo, a escassez de recursos da rede pública do país impede a otimização da educação brasileira.
Em primeira análise, destaca-se a dificuldade dos professores em ministrar aulas sem a disponibilidade do material mínimo necessário. Como, por exemplo, no ensino de Música necessita-se instrumentos musicais e em Teatro é requisito básico haver um espaço adequado para a prática, porém na ausência de tais recursos a aprendizagem dos discentes é intimamente prejudicada, visto que 52 milhões de brasileiros vivem na miséria, conforme dados do IBGE, e claramente não possuem condições financeiras para comprar o próprio material, logo, dependem exclusivamente do equipamento fornecido pela unidade escolar.
No entanto, o Governo oferece quantidade ínfima de verbas destinadas a manutenção das escolas públicas, acarretando em inúmeras problemáticas. Desde a limitação de conteúdos ensinados em sala até a péssima estrutura física das unidades, chegando ao ápice dos colégios apelarem ao cancelamento de dias letivos por falta de água ou, ainda, por conta de alagamentos derivados de chuvas. O que é extremamente contraproducente ao objetivo primário de garantir acesso igualitário à educação, incluindo o conhecimento das artes como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que visa democratizar e difundir cultura, propiciar chances de ascensão social para as camadas mais pobres da população e, claro, assegurar o direito de todos ao saber formal.
Sendo assim, para melhor aproveitamento das contribuições do ensino de arte nas escolas, é primordial que haja mudanças no cenário apresentado. É papel do Estado viabilizar equipamentos, conservação e assistência às unidades da rede pública de ensino através de verbas consistentes, cujo valor esteja alinhado à inflação e seja superior aos custos prescritos, com o fito de proporcionar maior qualidade à educação brasileira e, consequentemente, maximizar o desempenho acadêmico dos estudantes, uma vez que terão a importante oportunidade de reconhecer e aprimorar múltiplas inteligências.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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