Em primeiro plano,como citado por Paulo Freire,educador e filósofo nacional,a educação muda as pessoas e essas mudam o mundo.Em suma,um indivíduo que possui conhecimento desenvolve um pensamento crítico e acertado a sua volta.Contudo,é notável no Brasil as consequências de um ensino falho.Exemplificando, em 2020, ocorreu inúmeras manifestações a favor da ditadura militar.Esse período,ocorrido no país de 1964 à 1985,foi marcado pela perseguição política e violência.Logo,ver cidadãos defendendo esse lado obscuro da nossa história demonstra com exatidão a necessidade de uma reformulação na didática de ensino,tanto na base quanto no superior.
Ainda nesse contexto,diversas universidades federais(como a UFRJ, eleita melhor faculdade do Brasil pela Webometrics Ranking of World Universities) podem acabar encerrando suas atividades devido a queda na verba enviada pelo estado.Isso inclui hospitais e pesquisas mantidos pelos institutos.Como uma demonstração da importância dessas organizações,foram as biomédicas pesquisadoras da faculdade de medicina da USP que conseguiram sequenciar o genoma do COVID-19 em 24 horas após o primeiro caso da doença em solo brasileiro.Inclusive,inúmeros cientistas com ideias e experiências inovadoras como essa,não conseguem dar continuidade aos seus trabalhos devido a situação educacional alarmante.
Dessa forma,é correto chegarmos a conclusão que a chave para a "ordem e progresso" em nossa nação será somente alcançada com o aperfeiçoamento na competência de ensinar.Nesse sentido,cabe ao poder executivo encaminhar ao congresso,um projeto das leis orçamentárias com foco em garantir um fundo à instituições de modo que fosse o suficiente para ofertar aos estudantes uma qualificação de ensino de excelência.Assim, o impacto da crise econômica seria superado,e o país receberia o triplo (com certeza até mais do não normalmente
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada