• Avatar do usuário
#79370
No filme “Rua do medo” da Netflix, é mostrada a história de Sarah, uma simples jovem que é acusada de bruxaria por um indivíduo de sua aldeia, que espalha a história pelo povoado onde vivem, fazendo com que Sarah seja enforcada pela acusação. Embora, seja uma situação ficcional, apresenta características do comportamento manada, o qual pessoas seguem um influenciador sem uma reflexão individual sobre o que está acontecendo. Dessa forma, fica claro que a desinformação é a principal causa da manipulação de opinião, além da propagação de notícia falsas que trazem prejuízos para a sociedade.
Em primeira análise, deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater a desinformação. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire, o processo educativo é fundamental para que os indivíduos se tornem críticos sobre a relação social, visto que é uma observação da aprendizagem, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, devido a baixa operação das autoridades, o sistema educacional é insuficiente em diversos assuntos sociais, uma vez que o currículo escolar é organizado para vestibulares e não como vivência social e coletiva, assim tendo como resultado, a alienação do povo brasileiro, já que não conseguem refletir de forma crítica e possuir uma opinião formada, sendo facilmente manipulados por políticos, influenciadores digitais e até mesmo a mídia. Desse modo, é necessária uma reformulação dessa postura de forma urgente.
Ademais, a disseminação de notícias falsas também pode ser apontada como promotor do problema. De acordo com um novo estudo “Iceberg Digital”, 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa, e 2% nunca ouviram falar do termo “fake news”. Esses dados comprovam que a propagação de “fake News” pode ocasionar a manipulação de opinião pública, visto que a maioria dos brasileiros não sabem diferenciar uma notícia verdadeira de uma notícia falsa, e que por causa da desinformação presente, não sabem pesquisar a fonte de notícia para saber se é verídico ou não, aumentando o comportamento manada. Diante disso, é imprescindível a atuação governamental para que essas problemáticas sejam superadas.
Portanto, medidas são necessárias para mudar o cenário do Brasil. Para isso, o Governo Federal deve aumentar os investimentos voltados para área da educação por meio de políticas que garantem essa aplicação de dinheiro, com o objetivo de melhorar o sistema educacional do país para formar indivíduos críticos sobre o convívio social. Além de que o Ministério da educação em conjunto com a mídia devem criar propagandas com o intuito de falar sobre a consequência das “fakes news” e maneiras de como diferenciar a notícia falsa de notícias verdadeiras. Espera-se a partir dessas ações promover uma sociedade mais reflexiva e informada sobre assuntos da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

geoca PODE CORRIGIR MINHA RED PFVR?

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Sob a perspectiva do aclamado documentário […]

Diversas famílias no brasil sofrem o transt[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM