Primeiramente, vale acentuar que uma das causas latentes para esse problema é a falta de debate por meio da mídia. De acordo com o filósofo Foucault ,na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. À luz dessa perspectiva, é certo que a mídia -a qual tem por obrigação informar a população- está por oprimir informações no que tange aos estigmas relacionados às doenças mentais ,haja vista que a partir do momento em que a mídia começar a noticiar, consequentemente a população irá abranger a sua mentalidade sobre a questão e perceber que boa parte do preconceito vem do próprio governo, o qual é amplamente lacunar no tratamento de doenças mentais se comparado ao tratamento de doenças físicas. Logo ,confirma-se a teoria apresentada pelo filósofo Foucault de que temas são silenciados para manter estruturas de poder.
Ademais, outro fator que contribui para a configuração do preconceito às doenças mentais é um sistema tradicionalista de ensino. Segundo o filósofo Kant ,o ser humano é resultado da educação que teve . Sob esse viés, é indiscutível que as escolas não estão por cumprir seu papel de ensinar, pois, se os indivíduos aprendessem a lidar com as doenças mentais ,seus sintomas e características na escola, dificilmente iria haver preconceito, já que os indivíduos entenderiam que tais doenças não se tratam de frescura ou algo "bobo", mas sim, algo importante e merecedor de atenção, assim como doenças físicas .Dessa maneira, compreende-se que aprender sobre saúde mental na escola é indispensável.
Portanto ,é papel do Ministério da Educação - órgão responsável pelo âmbito estudantil do país- desenvolver campanhas publicitárias sobre as doenças mentais e seus estigmas, que deverão ser passadas obrigatoriamente em todas as escolas e canais midiáticos, a fim de abranger o debate sobre saúde mental e quebrar o sistema tradicional de ensino . Dessa forma ,casos como de Verônica não voltarão a acontecer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.