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Por JoyceAguiar
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A afirmação de René Descartes "Penso logo existo" pode ser modificada para "compro logo existo", visto que na sociedade contemporânea o consumismo se tornou comum e as pessoas se veem na necessidade de comprar para esbanjar seus bens como forma de poder. Nesse âmbito, pode-se analisar que valores invertidos da contemporaneidade e a mídia são grandes influenciadores do consumismo em massa.
As problemáticas desencadeadas devido as compras excessivas são diversas, e as que se destacam são os impactos ambientais que a alta demanda de matéria-prima natural e o elevado número de descartes de lixo causam. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil em 2018 nosso País produziu cerca de 79 milhões de toneladas de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos). Essa exorbitante quantidade de lixo provoca um grande impacto socioambiental, principalmente ao considerar as inúmeras cidades brasileiras que não possuem um depósito adequado para o mesmo.
O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais e levam as pessoas a sofrer processos de alienação. Muitas vezes há, dentro de uma comunidade, um preconceito e exclusão de certa pessoa apenas por ela não possuir um produto da moda.
A mídia dispõe-se de um papel influenciador ao consumismo, uma vez que, as propagandas direcionadas desde o público infantil até o público mais velho são criadas com o intuito de incentivar cada vez mais a compra. A grande proporção em que o consumismo vem crescendo se dá devido a falsa crença de que o prazer momentâneo de compra ou de possuir tal bem é o que traz a felicidade. Entretanto, a felicidade não é um bem que pode ser comprado.
O desenvolvimento sustentável é a solução para os problemas ambientais, e deve ser tratado com prioridade no cenário atual. Portanto, as empresas e organizações devem investir em soluções sustentáveis para enfrentar a crise ambiental. No sentido de erradicar o consumismo, é necessário a ampla divulgação de campanhas de conscientização e o apoio da mídia para que se efetive os conceitos de sustentabilidade e anticonsumismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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