A temática do consumismo exagerado, muitas vezes é facilmente entrelaçada a sustentabilidade, um ótimo exemplo, é o longa-metragem "O poço", onde vemos a dificuldade do protagonista em conseguir alimentos, diante um cenário onde controlar seus vícios e consumir pouco, é essencial para sobreviver no poço, por essa relação com a realidade, podemos notar que, deve-se sempre ter o controle pessoal e social, do quanto está consumindo, tanto em questão ambiental, quanto pessoal de cada um, aliás, quanto mais consumimos do planeta, menos teremos dele.
Ademais, vale ressaltar que uma educação adequada diante toda essa situação, seria mais do que necessária, entretanto, não é tão bem-visto em sociedade, um ótimo exemplo de tomada de atitudes que ajudam a sustentabilidade, são os "Ecopontos" são pontos de descartes que facilitam todo descarte ecológico e tecnológico das pessoas, uma iniciativa social, que deveria ser passada a frente e espalhada para o alcance de todas as pessoas.
Portanto, esses fatores reforçam mais a ideia e importância da sustentabilidade no Brasil, cabe aos poderes governamentais, auxiliar mais em promover mais estratégias sustentáveis, como a criação de projetos ambientais voltados para educação e para um meio social, com a expectativa de uma melhora não só ambiental, mas também social e até muitas vezes, econômica. Para assim evitar um profundo poço sem fundo em relação ao meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.