Precipuamente, é fulcral pontuar que a invisibilidade e registro civil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades o corpo social fica isento de direitos básicos como auxílios, saúde, saneamento básico além de ficar "invisível" para sociedade sem reconhecimento como cidadão. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente .
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotor do problema. Segundo o site Agenciabrasil cerca de 3 milhões de brasileiros não tem registro civil de nascimento. Partindo desse pressuposto, fica claro que a desigualdade social gera um estrago na população isenta de informações e de relevância diante do Estado, elevando o índice de pobreza, doenças, violência e miséria. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desigualdade social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a Invisibilidade e registro civil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Estado será revertido em um programa de inclusão, através de uma introdução da população sem RG na sociedade, além da criação de palestras informativas em comunidades carentes para conscientização de direitos e garantias que o registro civil traz. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da invisibilidade e registro civil, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada