Avatar do usuário
Por Kawanna
Quantidade de postagens
#116241
Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a Invisibilidade e registro civil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descaso governamental quanto da desigualdade social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a invisibilidade e registro civil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades o corpo social fica isento de direitos básicos como auxílios, saúde, saneamento básico além de ficar "invisível" para sociedade sem reconhecimento como cidadão. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente .
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotor do problema. Segundo o site Agenciabrasil cerca de 3 milhões de brasileiros não tem registro civil de nascimento. Partindo desse pressuposto, fica claro que a desigualdade social gera um estrago na população isenta de informações e de relevância diante do Estado, elevando o índice de pobreza, doenças, violência e miséria. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desigualdade social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a Invisibilidade e registro civil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Estado será revertido em um programa de inclusão, através de uma introdução da população sem RG na sociedade, além da criação de palestras informativas em comunidades carentes para conscientização de direitos e garantias que o registro civil traz. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da invisibilidade e registro civil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
205 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
137 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
200 Exibições
por mundodesoph
0 Respostas 
36 Exibições
por crol

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM