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Por Pedro017
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Em 16 de Janeiro de 1888, Joao Batista Drummond fundou, no Rio de Janeiro, com o objetivo de proporcionar entretenimento, o primeiro zoológico do Brasil. Com a evolução da sociedade, surgiu-se a mentalidade de preservação dos animais neste ambiente, porém, tal ideia não se concretiza, uma vez que há desrespeito aos animais neles. Este lastimável panorama é calcado no desinteresse aos animais e tem como consequência a irresponsabilidade dos proprietários.
De início, há de se constar o desinteresse aos animais por parte dos proprietários. Acerca disso, o filósofo e defensor dos direitos dos animais, Peter Singer, em seu livro "Libertação Animal", argumenta sobre a situação dos animais em zoológicos, levantando questões sobre o bem-estar animal, como os problemas de saúde por estarem confinados neste tipo de ambiente. Sob este pensamento, é perceptível que a função dos zoológicos não é a preservação animal, mas sim uma tentativa de lucrar sobre os mesmos através dos visitantes, tornando-os apenas uma ferramenta de ganho de capital.
Por conseguinte, engendra-se a irresponsabilidade de seus donos. Por isso, segundo o portal World Animal Protection, em 2019, mais de 10 dos principais zoológicos e aquários do mundo já praticaram maus-tratos aos animais. Tais dados ocorrem por um viés de superioridade do ser humano, que submetem os animais neste tipo de situação por acharem suas vidas fúteis ou para gerar uma espécie de "respeito" na relação entre eles. Logo, é evidente que irresponsabilidade dos gestores causa um descaso com os animais.
Por fim, é necessário a omissão do Estado no problema. Assim, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a fim de melhorar o ambiente dos animais nos zoológicos, dar uma melhor condição a eles, por meio de investimento de capital, implementando ambientes mais adaptados aos animais e profissionais mais capacitados, para combater melhor casos de estresse, tédio, falta de estimulação e dar mais qualidade e bem-estar para os animais. Assim, não haverá mais desrespeito aos animais nos zoológicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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