Sob esse viés, é importante ressaltar que os zoológicos são fontes de entretenimento e, consequentemente, de renda, o que os tornam “especiais” aos olhos capitalistas. Segundo Karl Marx, o capitalismo gera o seu próprio coveiro, o que pode ser observado com a existência dos mesmos. Com a justificativa de preservação, milhares de animais são retirados de seus habitats naturais e enjaulados, entretanto, um dos causadores de sua extinção é exatamente o enclausuramento, já que são colocados em um espaço extremamente menor do que estão acostumados, os causando depressão, psicose e infelizmente, suas mortes. Desse modo, torna-se necessária a reformulação da postura estatal diante dessa fonte de lazer.
Além disso, é indispensável ressaltar que a falta de informação sobre o tema, contribui para a criação de uma falsa identidade. Grande parte da população ainda acredita que os zoológicos são grandes lugares de preservação e renascimento de espécies, não sabendo com o que, realmente, estão contribuindo e os riscos que os mesmos ocasionam para a fauna mundial. Partindo desse pressuposto, reforça-se a ideia de que a lacuna informacional contribui para o agravamento da extinção animal, visto que, não conhecendo os danos causados pelos zoológicos, a população transforma os mesmos em diversão e lazer, esquecendo-se de ajudar os reais centros de preservação e reabilitação animal. Tudo isso, retarda a resolução de empecilhos e contribui com a perpetuação desse quadro degradante.
Dado exposto, observa-se o quanto a ganância capitalista e a falsa identidade dos zoológicos desencadeiam situações alarmantes, como a indecisão do papel do mesmo na sociedade. Nessa maneira, cabe ao Ministério do Meio ambiente criarem campanhas educacionais nas escolas, para ensinar as crianças sobre os riscos do enjaulamento dos animais, e divulgar centros de reabilitação e preservação animal, além de com a ajuda do Governo, estabelecer leis que proíbam esse enclausuramento por entretenimento, a fim de, realmente, contribuir para a preservação da vida animal. Somente desse modo, a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada