Em primeira análise, mesmo após a conquista do sufrágio universal, a sociedade brasileira ainda não sabe usufruir esse direito democrático. Isso porque não há estabelecido um sentimento patriótico, o que não favorece a conscientização acerca da importância do ato de votar. Logo, percebe-se uma defasagem no sistema eleitoral que, muita das vezes, é acompanhado pela "venda e compra" de votos, contrariando, assim, a Carta Magna que assegura a votação como um direito secreto e direto. Dessa forma, a falta de uma maior consciência da população no que tange às eleições contribui para manter as diversas barreiras presente no país, como a corrupção e a desigualdade social.
Além disso, vale ressaltar a falta de engajamento político por boa parte da população. Isso se deve ao fato de que esta não tem visto o voto como um meio de se exercer a plena cidadania e obter mudanças, mas sim como uma obrigação coagida pelo Estado. Tal situação, se agrava, ainda mais, diante do histórico de governos ruins que acaba aumentando a falta de interesse do povo. Destarte, sem um posicionamento mais crítico da sociedade diante dos governos e governantes, o povo não irá perceber que ele é capaz de mudar o rumo da nação.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o voto facultativo ou o voto obrigatório. Logo, é necessário que as escolas, por meio de debates educacionais feitos pelas disciplinas, principalmente, de sociologia e filosofia, enfatizem o voto como uma ferramenta de transformação social, de forma a ter uma maior consciência política. Ademais, urge que o Estado, em parceria com os meios midiáticos, promovam campanhas publicitárias que busquem demonstrar o voto como uma ato patriótico e benéfico a todos, visando à haver maior responsabilidade diante das urnas eleitorais. Através dessas medidas, espera-se promover uma melhora nessa problemática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.