• Avatar do usuário
#67395
A sociedade atual, conhecida como geração Z, é fortemente marcada pelo uso da tecnologia e redes sociais, que abrange a ampla conexão global. Porém, essas ferramentas de comunicação podem servir como uma arma nas mãos de pessoas mal intencionadas, usando-as para expor, difamar e até acessar dados dos usuários.
Certamente, mais da metade da população convive em comunidades de internet, interagindo todos os dias com dezenas de pessoas, não o bastante, em niveis elevados de exibição, dessa forma atraindo criminosos digitais que criam estratégias de manipulação, como falsos anúncios e links, levando as vítimas a emboscada, acarretando o constrangimento e repressão.
No Brasil, um dos casos que mais repercutiram foi o da atriz Carolina Dieckman, a qual foi alvo de exposição sem consentimento e sofreu ameaças por parte do agressor. O ocorrido levou a justiça a sancionar uma lei que prevê punições para crimes cibernéticos, tipificados por invadir, roubar e violar informações privadas. Apesar de ser um grande ponto de partida para a investigação de crimes informáticos, a lei não garante alta eficácia nos meios processuais.
Portanto, mostra-se a necessidade de desenvolver melhorias nos esquemas de segurança virtual, por parte das companhias tecnológicas e o aumento na rigidez das leis que abordam crimes cibernéticos, acrescentando a fiscalização nas plataformas e aplicativos de mídia, uma vez que possa amenizar os números de ocorrências de violência em ciberespaços.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A exploração trabalhista

oiii glauberx1 , agradeço e respeito a s[…]

EmillyySilva poderia me ajudar a corrigir essa r[…]

igualdade a todos

A constituição federal de 1988, docu[…]

A obra da artista brasileira Tarsila do Amaral &ls[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM