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#54456
No episódio "Queda Livre", da premiada série "Black Mirror", a personagem principal vive em uma realidade em que as pessoas são avaliadas constantemente por meio de aparelhos e suas vidas são expostas a todos de modo maléfico. Isto não é muito diferente do sistema de avaliação de alguns aplicativos, como o Uber.
Segundo o Estadão, tal distopia poderia, de certa forma, ter sido cogitada pela China em 2018, um sistema de pontuação avaliaria os cidadãos por um algoritmo. Esta notícia trouxe à tona a discussão entre os limites do público e o privado.
Se por um lado as pessoas podem ter acesso às informações diversas, o que ajudaria no trabalho ou escola, por outro essas informações poderiam ser usadas por criminosos.
Portanto, cabe ao Estado investir em sites como o SaferNet, que é um projeto que denuncia a prática de crimes na Internet, para assim tornar a vida em rede mais segura e assim se distanciar da realidade de "Black Mirror".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#54524
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @MClara3

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

No episódio "Queda Livre", da premiada série "Black Mirror", a personagem principal vive em uma realidade em que as pessoas são avaliadas constantemente por meio de aparelhos, e suas vidas são expostas a todos de modo maléfico (1). Isto Isso não é muito diferente do sistema de avaliação de alguns aplicativos, como o a Uber (2). (3)
Segundo o Estadão, tal distopia poderia, de certa forma, ter sido cogitada pela China em 2018, (4) um sistema de pontuação avaliaria os cidadãos por um algoritmo. Esta Essa notícia trouxe à tona a discussão entre sobre os limites do entre público e o privado. (4)
Se por um lado as pessoas podem ter acesso às a informações diversas, o que ajudaria no trabalho ou na escola, por outro essas informações poderiam (5) ser usadas por criminosos. (6)
Portanto, cabe ao Estado (agente) investir em sites como o SaferNet (ação), que é um projeto que denuncia a prática de crimes na Internet internet (detalhamento), para assim tornar a vida em rede mais segura (finalidade) e assim se distanciar distanciar-se da realidade de "Black Mirror" (7). (8)

Observações:
(1) Ótimo repertório!
(2) É uma boa comparação, mas sugiro que, antes de fazê-la, você realize uma contextualização mais geral. Por exemplo: "Fora da ficção, o mundo contemporâneo também é marcado pela criação de tecnologias - como o sistema de avaliação da Uber e de outros aplicativos - que colocam em debate os limites entre o público e o privado".
(3) Não há uma tese explícita - isto é, um resumo do seu ponto de vista. Além disso, note que você não citou as palavras-chave do tema: "viver em rede" e "limites entre público e privado".
(4) Faltou coesão aqui.
(5) Parágrafo totalmente expositivo, ou seja, você apenas expôs informações, sem argumentar. Você fez uma espécie de contextualização que deveria ter aparecido no primeiro parágrafo (introdução). Siga esta estrutura:
Introdução => contextualização (apresentação do tema) + tese (resumo do seu ponto de vista)
Desenvolvimento 1 => argumento 1
De preferência, divida seu D1 em tópico-frasal (apresentação da ideia central), comprovação (embasamento da ideia central), aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) e fechamento (conclusão do raciocínio)
Desenvolvimento 2 => argumento 2
A mesma divisão do D1 é recomendada para o D2.
Conclusão => retomada da tese + proposta de intervenção (com ação, agente, meio, finalidade e detalhamento) e fechamento
(5) Não mude o tempo verbal dessa forma.
(6) Novamente, a exposição se sobressaiu em relação à argumentação.
(7) Excelente retomada de repertório! Parabéns!
(8) Faltou o meio.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais.
C2 - 80
Justificativa: a estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão não foi seguida adequadamente. Te parabenizo, porém, pelo bom repertório (Black Mirror).
C3 - 80
Justificativa: há um excesso de exposição que compromete a argumentação.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 160
Justificativa: proposta com somente quatro dos cinco elementos necessários.

Total - 600
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!

Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
essa x esta: https://duvidas.dicio.com.br/essa-ou-esta/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.
#54525
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 2
Tipo dissertativo-argumentativo: tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competências 2 e 3
Elaboração da contextualização e da tese: elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html

Competência 3
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html

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