Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#39095
Durante a Segunda Guerra mundial, no século XX, Adolf Hitler ascendeu ao poder, instaurando um regime totalitário conhecido como nazismo. Nesse contexto, criou-se a Gestapo, polícia secreta responsável pelo silenciamento da oposição ao partido, limitando a privacidade e liberdade individual. De maneira análoga ao ocorrido durante o totalitarismo alemão, o ambiente virtual é responsável por contribuir com a falta de privacidade, atuando como uma Gestapo na vida da população atual, seja pela exposição exacerbada dos indivíduos, seja pelo controle do usuário por parte de sites. Dessarte, urge a adoção de estratégias para reverter esse panorama.
Constata-se, a priori , que o precário controle de informações que um indivíduo tem sobre si põe em risco sua integridade física e psicológica. Destarte, o famoso youtuber Felipe Neto afirma que, com o anonimato gerado pela internet, muitos indivíduos escondem-se atrás da tela do eletrônico como forma de proteção para realizar atos maldosos, como por exemplo a divulgação de fotos íntimas de pessoas. Dessa forma, é necessário pôr um limite entre o que pode ser compartilhado ou não em redes sociais.
Outrossim, cabe salientar que a manipulação e o controle dos dados do usuário por parte de sites é um fator limitante no quesito liberdade individual e segurança na rede virtual. Nesse contexto, o jornalista australiano Julian Assange afirma que "O Facebook é a maior máquina de espionagem já inventada". Assim, reafirmando o que diz o estudioso, pode-se analisar também que há a intenção de utilizar as redes de forma lucrativa , seja pelo acesso à dados financeiros do indivíduo, seja pelo acesso a propagandas de interesse do internauta, deixando ainda mais evidente que a privacidade nesse ambiente é ilusória.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Governo Federal, com o apoio dos internautas, realize, por intermédio da criação de uma rede de proteção social virtual, a fiscalização de possíveis crimes ocorridos em sites, como o roubo de dados e disseminação de notícias falsas. Nesse contexto, o Governo deve criar a rede com representantes de toda a população, para que não ocorra o rompimento da democracia. Além disso, é mister que essa rede faça campanhas de conscientização dentro da própria internet, bem como por meio de palestras em escolas e ambientes públicos, para ensinar os indivíduos os limites entre o público e o privado sem afetar a liberdade de expressão, como ocorreu com a Gestapo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

MatheusM33 , como já houve uma corre&cced[…]

Ashiley poderia corrige , agradeço desde[…]

O trecho "criança não trabalha,[…]

Segundo o sociólogo polonês Zygument […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM