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Por fortuna
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Na música "Culpa da Situação" do cantor e compositor Rappin Hood, é retratada a seguinte frase: "Procuro e não acho emprego e com um filho para criar na base do desespero quero declarar; se o crime compensa ou não, a vida é bandida por culpa da situação". Nesse sentindo, a música faz referência às periferias e aos centros urbanos. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada pelo rapper, pode ser relacionada à inúmeras regiões do país, ainda no século XXI. Gradativamente, a violência urbana vem se tornando mais recorrente na sociedade, fruto, por sua vez, da desigualdade social, inerente a atual forma de organização da sociedade, ou seja, o capitalismo.

Cabe ressaltar, a princípio, que a desigualdade econômica, social, de oportunidade a escolarização e ao trabalho, configuram-se como as principais causas da violência urbana. Dessa forma, Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo consoante a dados semelhantes de violência em que o Brasil está entre os 5 com maior incidência. Assim, faz-se imprescindível medidas para a problemática citada.

Em segundo lugar, dada a divisão por classes no sistema capitalista, é fator de sua estrutura, portanto, a desigualdade. Logo, a desigualdade incidente na violência não é natural, mas fruto das relações sociais, da da dominação e exploração, ou seja, ela surge de múltiplas determinações do social, porém, têm-se como sua principal causa: a desigualdade social.

Urge, portanto, medidas que para o problema apresentado. Logo, o Estado como provedor e responsável pelo bem-estar da população , deve criar, através de investimentos governamentais, uma renda básica nacional para supressão da desigualdade, geradora da violência. Além de, ênfase no ensino, lazer e saúde pública, com aumento da infraestrutura e suporte. Somente assim, com a promoção da igualdade, será possível o fim da violência urbana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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