Cabe ressaltar, a princípio, que a desigualdade econômica, social, de oportunidade a escolarização e ao trabalho, configuram-se como as principais causas da violência urbana. Dessa forma, Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo consoante a dados semelhantes de violência em que o Brasil está entre os 5 com maior incidência. Assim, faz-se imprescindível medidas para a problemática citada.
Em segundo lugar, dada a divisão por classes no sistema capitalista, é fator de sua estrutura, portanto, a desigualdade. Logo, a desigualdade incidente na violência não é natural, mas fruto das relações sociais, da da dominação e exploração, ou seja, ela surge de múltiplas determinações do social, porém, têm-se como sua principal causa: a desigualdade social.
Urge, portanto, medidas que para o problema apresentado. Logo, o Estado como provedor e responsável pelo bem-estar da população , deve criar, através de investimentos governamentais, uma renda básica nacional para supressão da desigualdade, geradora da violência. Além de, ênfase no ensino, lazer e saúde pública, com aumento da infraestrutura e suporte. Somente assim, com a promoção da igualdade, será possível o fim da violência urbana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.