Com o crescimento do número de indústrias no país, ocorreu o êxodo rural, fenômeno no qual um continente populacional expressivo se deslocou dos campos para as cidades, buscando melhores condições de vida. Entretanto, o crescimento demasiado rápido da densidade demográfica nos núcleos urbanos ocasionou o aumento do preço dos imóveis, além da falta de ofertas de emprego. Consequentemente, diversas pessoas começaram a habitar em loteamentos irregulares, geralmente nas periferias, em regiões desprovidas de infraestrutura adequada e de serviços básicos. Amplificando, desta forma, a disparidade social e econômica nas cidades.
Dessarte, com a concentração de indústrias, shoppings, escolas, hospitais e outros serviços nos centros, as periferias oferecem menos oportunidades e uma menor qualidade de vida aos seus habitantes, induzindo-os a procurar um meio de subsistência no mundo dos crimes. Portanto, de acordo com a Constituição Federal, é incumbência do Estado melhorar tal situação, provendo serviços essenciais, como saúde e educação, segundos os artigos 196 e 205, respectivamente. Contudo, não é o que ocorre nas periferias, onde o ensino é deficitário, e a lista de espera para receber atendimento em hospitais é extensa.
Em vista disso, para acabar com o alto índice de violência urbana no Brasil é necessário que o Ministério Público coíba o desvio de verbas destinadas à provisão de serviços essenciais, garantindo um alcance igualitário a eles, de forma que a disparidade social seja atenuada, desestimulando o ingresso dos cidadãos no mundo dos crimes. Evitando, dessa maneira, que casos como o relatado no filme "Última parada 174" ocorram no território brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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