• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por mardenwiller
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44284
No filme brasileiro “Ultima Parada 174” , o diretor retrata o percurso de um jovem que, além de vítima da violência urbana, também realiza atos criminosos com uma refém em um ônibus. Embora seja uma obra cinematográfica, ela retrata um pouco da violência urbana presente no país. Nesse sentido, ao se discorrer sobre esse problema no Brasil, é necessário compreender que seus fatores causais partem não apenas da desigualdade social presente na sociedade, como também do tráfico de drogas como fator marcante.
Em primeiro lugar, vale mencionar a questão da desigualdade presente na sociedade brasileira. Segundo o PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil é o sétimo país com a maior taxa de desigualdade no mundo. Desse modo, a infraestrutura deficitária presente nos equipamentos públicos como educação, saúde , lazer, entre outros , cria uma diferença social e aumenta a violência urbana, uma vez que muitos cidadãos ao se sentirem prejudicados por esses déficits buscam resguardá-los de forma impróprias e violentas
Por conseguinte, convém ressaltar que o tráfico de drogas- crime previsto no artigo 33 do Código Penal- é um fator marcante para a persistência do problema. Dessa forma, o pesquisador brasileiro da Universidade Federal do Pará, Aiala Colares afirma que, por se tratar de uma atividade altamente lucrativa, o tráfico acentua o aumento da violência urbana. Nesse viés, narcotraficantes em busca por territórios visando maior cobertura dos negócios, principalmente nas grandes cidades, geram conflitos entre grupos rivais e abrem mão de diversos outros crimes, como homicídios e sequestros. Logo, estes contribuem de modo expressivo no aumento da violência urbana.
Infere-se, portanto, que a violência urbana é um problema e necessita de soluções eficazes. Nesse contexto, cabe aos órgãos responsáveis não só criar políticas socias e melhorar os equipamentos públicos, atenuando a desigualdade social, mas também intensificar o combate ao tráfico de drogas e criar programas de reabilitação e ressocialização dos infratores deste crime. Assim, minimizar-se-ia a violência urbana.

Banca Fundep.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

0
#44327
No filme brasileiro “Última Parada 174”, o diretor retrata o percurso de um jovem que, além de vítima da violência urbana, também realiza atos criminosos com uma refém em um ônibus. Embora seja uma obra cinematográfica, ela retrata um pouco da violência urbana presente no país. Nesse sentido, ao se discorrer sobre esse problema no Brasil, é necessário compreender que seus fatores causais partem não apenas da desigualdade social presente na sociedade, como também do tráfico de drogas como fator marcante.
* Introdução boa!
* Atenção na acentuação, perderia 1,25


Em primeiro lugar, vale mencionar a questão da desigualdade presente na sociedade brasileira. Segundo o PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil é o sétimo país com a maior taxa de desigualdade no mundo. Desse modo, a infraestrutura deficitária presente nos equipamentos públicos como educação, saúde, lazer, entre outros [evite esse tipo de termo], cria uma diferença social e aumenta a violência urbana, uma vez que muitos cidadãos ao se sentirem prejudicados por esses déficits buscam resguardá-los de forma impróprias e violentas. [faltou arrematar a sua argumentação aqui]
* Acredito que perderia 5 pontos por causa da arrematação

Por conseguinte, convém ressaltar que o tráfico de drogas - crime previsto no artigo 33 do Código Penal - é um fator marcante para a persistência do problema. Dessa forma, o pesquisador brasileiro da Universidade Federal do Pará, Aiala Colares afirma que, por se tratar de uma atividade altamente lucrativa, o tráfico acentua o aumento da violência urbana. Nesse viés, narcotraficantes em busca por territórios visando maior cobertura dos negócios, principalmente nas grandes cidades, geram conflitos entre grupos rivais e abrem mão de diversos outros crimes, como homicídios e sequestros. Logo, estes contribuem de modo expressivo no aumento da violência urbana.

Infere-se, portanto, que a violência urbana é um problema e necessita de soluções eficazes. Nesse contexto, cabe aos órgãos responsáveis [generalizou, poderia citar algum] não só criar políticas sociais e melhorar os equipamentos públicos, atenuando a desigualdade social, mas também intensificar o combate ao tráfico de drogas e criar programas de reabilitação e ressocialização dos infratores deste crime. Assim, minimizar-se-ia a violência urbana.
* Atenção na ortografia, perde 1,25 em cada erro
* Cuidado com o gerundismo -ndo, também se perde 1,25 por conta disso


É isso, acredito que sua redação está boa, espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
#44346
@mardenwiller, simm, o segundo desenvolvimento achei ótimo, está estruturado direitinho.
Ahh, isso aí! Gosto muito da didática dessa prof :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0

https://drive.google.com/file/d/1lbta-uhWx4Ja6rM1A[…]

  No que se refere ao passado, o Brasi[…]

A frase "Escolhes um trabalho de que gost[…]

No documentário ‘’Para o Dia Na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM