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Por Arthur2409
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O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, adaptou o lema positivista ''Ordem e progresso'' não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação, que atualmente, enfrenta desafios para o seu desenvolvimento. No entanto, a realidade brasileira ocorre o oposto do que o autor prega, uma vez que a violência contra a pessoa idosa no Brasil resulta em desordem e retrocesso no desenvolvimento social, Por fim, tal problemática é causada pela insuficiência legislativa e tem como consequência o aumento da opressão
Em primeiro lugar, a insuficiência legislativa é um dos principais causadores da violência contra idosos no Brasil, visto que está prescrito no Estatuto do idoso leis que desatam tais agressões. Outrossim, na obra ''O Cidadão de Papel'' do escritor Gilberto Dimenstein, é retratada a realidade brasileira, no qual leis ficam apenas nos papéis e dificilmente se concretizando. Logo, ao invés do Estado contribuir para o fim da problemática com o cumprimentos dos decretos, acaba influenciando o aumento.
Em segundo lugar, é perceptível o aumento da opressão na contemporaneidade, dado que com a falha legislativa o indivíduo idoso fica vulnerável às violências, dentre elas: a psicológica. Ademais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a todos os cidadãos o direito a saúde. Por conseguinte, enquanto a legislação ficar apenas nos papéis, a população idosa estará sujeita a opressão.
Portanto, a problemática relacionada a violência contra a pessoa idosa no Brasil é originada de causas como a insuficiência legislativa e tem como consequência o aumento da opressão. Nesse contexto, é urgente que a população promova campanhas, por meio de manifestações, por exemplo: mostrar para o Estado o quão deficiente é o não cumprimento das leis, a fim de que decretos saiam do papel e idosos não sofra com violência. Assim, a sociedade alcançará o que a Bandeira Nacional preconiza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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