De acordo com a Constituição Federal, a população negra é efetivada a igualdade de oportunidades, defesa de direitos étnicos, combate a discriminação e as demais formas de intolerância étnica. Todavia,segundo a pesquisa do Gevac (Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos),os negros são 3 vezes mais vítimas da violência policial do que os brancos, com destaque especial aos jovens,pois 50% deles, morrem com menos de 24 anos.
Ademais,de acordo com a coordenadora de analise de dados da Secretaria de Segurança Pública, diz que associado a presos em flagrante,os negros são um destaque, não porque cometem mais crimes, mas porque há uma vigilância policial enorme comparado aos brancos.
No entanto,essa análise não significa que os policias são racistas nem que fizeram uma opção individual por escolher vigiar mais negros,mas sim a maneira como as próprias concepções de Segurança Pública são incorporado,instruindo na identificação de criminosos pelo seu estereotipo,sendo passadas tais concepções de maneira informal por um saber prático que identifica esses jovens negros como possíveis de cometerem violência.
Dessa forma,a fim de promover o extermínio da violência policial contra os negros, cabe ao Poder Público e aos prefeitos dos municípios fiscalizar as delegacias com o intuito de supervisionar o comportamento de policiais e funcionários e alegar qualquer conduta inadequada.Também seria importante, um treinamento de agentes, para a reeducação policial,para aprimorar a forma de lidaram com determinadas situações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.