• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#73980
No Brasil contemporâneo, presenciamos, diariamente, casos extremos de violência urbana em todo o território nacional, principalmente nos grandes centros urbanos. Sendo assim, cabe explanar sobre o assunto que rotineiramente assola a sociedade brasileira. Tópico este de grande relevância nas mídias sociais em geral.
Primeiramente, esse quadro está atrelado a diversos fatores sociais que refletem essa situação calamitosa na qual o país se encontra. Um deles é o aumento excessivo do consumo de drogas psicotrópicas ingeridas por todos os níveis sociais. O financiamento disso só faz aumentar o poder de fogo dos grandes traficantes, melhorando consideravelmente a sua força na guerra Estado x Poder Paralelo.
Além do mais, o poder público financia com pecuniário alto para manter-se combativo contra os inimigos da sociedade. Investir em armamento, viaturas para as polícias, tecnologia usada para essa finalidade são recorrentes para garantir a segurança mais efetiva da nação. Eliminar de vez esse problema torna-se cada vez mais desafiante.
Assim, a sociedade, no seu total, tem uma grande responsabilidade a fim de diminuir consideravelmente essa nefasta realidade, educando com qualidade seus filhos e parentes em geral, mostrando os resultados desfavoráveis e aplicando ações verbais efetivas. Por outro lado, o poder público deve investir mais em salas de aula, esporte e laser para dificultar o acesso de jovens ao lado obscuro, fazer campanhas educativas valorizar o cidadão para a criação de uma sociedade mais envolvida favoravelmente no âmbito social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#75630
Não vou me ater muito a correções pontuais da sua redação, pois a maioria das pessoas ignora.
Porem, acho importante destacar uma coisa, caso vc leia, que seu texto está muito expositivo, tente argumentar mais, usar mais discurso de autoridade e notei uns erros gramaticais, a exemplo da palavra "lazer" na sua conclusão e que vc escreveu como "laser".
sua conclusão precisa ter uma proposta mais pontual, focada, que tenha agente, ação, meio, detalhamento.
#75725
Olá @willoliveira. Aqui está minha correção

No Brasil contemporâneo, [1]presenciamos, diariamente, casos extremos de violência urbana em todo o território nacional, principalmente nos grandes centros urbanos. Sendo assim, cabe explanar sobre o assunto que rotineiramente assola a sociedade brasileira. Tópico este de grande relevância nas mídias sociais em geral.

[1] – Evite usar verbos na terceira pessoa
- Sua introdução não apresenta a tese
- Recomendo utilizar em sua tese os seguintes elementos: Um repertório (livro/série/filme/documento/fato histórico) + Uma análise entre esse repertório e o tema + As teses que serão desenvolvidas ao longo do texto

Primeiramente, esse quadro está atrelado a diversos fatores sociais que refletem essa situação calamitosa na qual o país se encontra. [2]Um deles é o aumento excessivo do consumo de drogas psicotrópicas ingeridas por todos os níveis sociais. O financiamento disso só faz aumentar o poder de fogo dos grandes traficantes, melhorando consideravelmente a sua força na guerra Estado x Poder Paralelo.

[2] - Falta de conectivo
- No seu D1, recomendo adicionar um dado ou outro repertório para legitimar sua argumentação


Além do mais, o [3]poder público financia com pecuniário alto para manter-se combativo contra os inimigos da sociedade. Investir em armamento, viaturas para as polícias, tecnologia usada para essa finalidade são recorrentes para garantir a segurança mais efetiva da nação. Eliminar de vez esse problema torna-se cada vez mais desafiante.

[3] - "poder público" deve ser escrito com letra maiúscula
- Novamente, recomendo adicionar um repertório ou um dado para contextualizar sua argumentação


[2]Assim, a sociedade, no seu total, tem uma grande responsabilidade a fim de diminuir consideravelmente essa nefasta realidade, [5]educando com qualidade seus filhos e parentes em geral, [5]mostrando os resultados desfavoráveis e [5]aplicando ações verbais efetivas. Por outro lado, o [3]poder público deve investir mais em salas de aula, esporte e [4]laser para dificultar o acesso de jovens ao lado obscuro, fazer campanhas educativas valorizar o cidadão para a criação de uma [6]sociedade mais envolvida favoravelmente no âmbito social.

[4] - Erro de ortografia
[5] - O uso de verbos no gerúndio caracteriza marca de oralidade. Não faça isso, especificamente na conclusão
[6] - Repetição do termo "sociedade"
Agente: +
Ação: +
Meio/modo: -
Finalidade: +
Detalhamento: -

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM