• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#71114
O futebol é um dos esportes mais comentados na mídia, por ser algo que muitas pessoas se conectam por meio de diversão. Entretanto, infelizmente por conta do amor exagerado, acontece diversas violências em estádios. Por conta disso, muitos torcedores evitam ir a estádios de futebol, visto que os números de violência é alto e o preconceito ainda é bastante presente.

A princípio, o vandalismo em arenas de futebol, faz com que aconteça mortes, devido o grande número de violência. Desta forma, as arquibancadas dos estádios que eram para ser algo de harmonia e paixão pelo esporte, se torna zonas de risco para qualquer cidadão. Pois, o desespero da derrota de um time rival, pode ocasionar até mesmo a morte, visto que em brigas jogam objetos, bombas e entre outras coisas.

Outrossim, é o preconceito que atormentam diversas pessoas homossexuais e negras no futebol. No campeonato brasileiro, a torcida tricolor paulista é um exemplo que sofre com o preconceito, pois os times rivais relacionam homossexuais a denominação incorreta. Ademais, também se tem o preconceito negro, que acontece em jogos estrangeiros, de tanto os torcedores como próprio jogadores em campo, chamando pessoas negras de macaco.

Destarte, uma maneira de atenuar esses problemas, seria melhorando a segurança. Portanto, o governo deveria impor leis mais severas em relação ao futebol por meio de julgamentos, com o propósito de diminuir as violências e preconceito. Sendo assim, promovendo a paz e a harmonia nesse esporte.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#71520
[melhorar contextualização > O futebol é um dos esportes mais comentados na mídia, por ser algo que muitas pessoas se conectam por meio de diversão. Entretanto, infelizmente por conta do amor exagerado, acontece diversas violências em estádios. Por conta disso, muitos torcedores evitam ir a estádios de futebol, visto que os números de violência é alto e o preconceito ainda é bastante presente.

A princípio, o vandalismo em arenas de futebol, faz com que aconteça mortes, devido o grande número de violência. Desta forma, as arquibancadas dos estádios que eram para ser algo de harmonia e paixão pelo esporte, se torna zonas de risco para qualquer cidadão. Pois, o desespero da derrota de um time rival, pode ocasionar até mesmo a morte, visto que em brigas jogam objetos, bombas e entre outras coisas < evite esse termo, só exemplifique o que sabe].

Outrossim, é o preconceito que atormentam diversas pessoas homossexuais e negras no futebol. [faltou conectivo] No campeonato brasileiro, a torcida tricolor paulista é um exemplo que sofre com o preconceito, pois os times rivais relacionam homossexuais a denominação incorreta. Ademais, também se tem o preconceito negro, que acontece em jogos estrangeiros, de tanto os torcedores como próprio jogadores em campo, chamando pessoas negras de macaco.

Destarte, uma maneira de atenuar esses problemas, seria melhorando a segurança. Portanto, o governo deveria impor leis mais severas em relação ao futebol por meio de julgamentos < para mudar lei precisa da atuação do poder legislativo e não do judiciário], com o propósito de diminuir as violências e preconceito. Sendo assim, promovendo < evite gerúndio] a paz e a harmonia nesse esporte.
* faltou detalhamento

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM