Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por Vestibulando
#39705
No filme "Tropa de Elite", é retratado a distopica realidade por meio das torturas e violação dos direitos do povo no cenário fictício. Fora das telas, a violência no Brasil permeia a sociedade como óbice, sendo refletida no baixo investimento na segurança do país, por parte das autoridades governamentais. Com isso, é preciso ações que visem reverter o impasse.
Primordialmente, é notório salientar a falta de seguridade nas politicas públicas. Promulgada pela (ONU), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos humanos, garantea todo cidadão o direito à segurança e ao bem-estar social. Mas, é evidente que está Lei não se encontra exercida na prática, uma vez que o poder executivo é desatencioso as ordens, haja vista, que sem as prerrogativas adequadas a população sofre com o problema.
Ademais, cabe ressaltar as práticas de violência nos centros urbanos, como consequência de uma governança inadequadamente administrada. O cantor Renato Russo, reitera em sua canção que "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã" Todavia, está frase não se propaga na vida dos indivíduos que cometem tais atos de violação, que por sua vez é resultado de políticas públicas desiguais , ocasionando o sujeito a tais práticas ilegais.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para mitigar o imbróglio. É mister que o Governo, por meio do Ministério da Justiça, promova a criação de um Lei chamada "Cuidado à todos", e através de verbas ao Poder Legislativo, desenvolva mais seguridade a sociedade e aos diferentes grupos sociais que sofrem com o impasse, com o intuito de garantir a liberdade e autonomia as pessoas. Assim, o país se tornará mais fácil e seguro de conviver.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Andree
#40416
Boa noite,@Vestibulando, desculpa a demora, mas vou dá uma olhada agora na sua redação ;)

Tema: VIOLÊNCIA NO BRASIL

INTRODUÇÃO:
No filme "Tropa de Elite", é retratado a uma [1] distopica distópica realidade (de quem? Da Sociedade? Famílias?) por meio das torturas e violação dos direitos do povo no cenário fictício [2]. Fora das telas [2], a violência no Brasil permeia a sociedade como óbice, sendo refletida no baixo investimento na segurança do país, por parte das autoridades governamentais. Com isso, é preciso ações que visem reverter o impasse.

Comentários:
[1] o artigo "a" poderia ser substituído por "uma", visto que você não diz onde está ocorrendo essa distopia.
[2] se é um filme, eu sei que é no cenário fictício, então um pouco desnecessário. Ademais, ao invés desse "fora das telas", poderia ter usado o fora da ficção mesmo, e dessa vez, de uma forma correta.
.Bom, sua introdução está mais ou menos, você poderia ter explicado melhor sua contextualização e eu não consigo identificar suas duas teses, e como você vai desenvolver seu texto em dois parágrafos, estou um pouco preocupado com a organização do seu texto, mas continuemos..


DESENVOLVIMENTO 1:
Primordialmente, é notório salientar a falta de seguridade [1] nas politicas políticas públicas. (Conectivo) Promulgada pela (ONU), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos humanos, garantea garante a todo cidadão o direito à segurança e ao bem-estar social. Mas, é evidente que está esta Lei não se encontra exercida na prática, uma vez que o poder executivo é desatencioso as ordens (porque e como?), haja vista, que sem as prerrogativas adequadas a população sofre com o problema (como?).

Comentários:
[1] acredito que ficaria melhor " a falta de investimentos na segurança pública por parte..", até mesmo porque na sua tese você tá falando isso.
.Poderia com toda certeza ter desenvolvido melhor, veja, é na argurmentação que você tem que mostrar para o corretor o porquê daquilo estar sendo um problema. Quando você diz que a população sofre, é mínimo que você exemplique, visto que o tema da sua redação é violência no Brasil e existe tantas cara.. poderia sem problemas ter exemplicado.


DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais, cabe ressaltar as práticas de violência nos centros urbanos, como consequência de uma governança inadequadamente administrada [1]. (Conectivo) O cantor Renato Russo, reitera em sua canção que "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", Todavia, está esta frase não se propaga na vida dos indivíduos que cometem tais atos de violação, que por sua vez é resultado de políticas públicas desiguais (quais?) , ocasionando o sujeito a tais práticas ilegais (que práticas são essas?).

Comentários:
[1] acho que ficaria melhor simplesmente "mal administrada".
.Repertório bem pouco produtivo.. você tá falando da má administração do governo e que isso tá gerando essa violência nos centros urbanos? certo, agora, por que? Oque é que o governo não tá fazendo que tá levando essas pessoas a "não amarem umas as outras"? Que políticas desiguais estão sendo essas? Porque elas estão levando esses indivíduos a essa violência? Senti falta dessas respostas
..

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para mitigar o imbróglio. É mister que o Governo (AGENTE), por meio do Ministério da Justiça (MEIO), promova a criação de um Lei chamada "Cuidado à a todos" (AÇÃO), e através de verbas ao do Poder Legislativo (MEIO), desenvolva mais seguridade a sociedade e aos diferentes grupos sociais que sofrem com o impasse [1], com o intuito de garantir a liberdade e autonomia as pessoas (FINALIDADE) [2]. Assim, o país se tornará mais fácil e seguro de conviver.

Comentários:
[1] achei que sua ação ficou vaga, como é que essa lei funcionaria? Seria só pra denúncias? Iria ter monitorias nos centros urbanos?
[2] como assim liberdade e autonomia? Não entendi muito bem oque você quiz dizer.
Ademais, não vi uma resolução para o problema que você aborda no seu D1, que é a falta de investimentos, negligência política, como é que poderia resolver isso né? Seria somente criando essa lei? Mas a lei está sendo tão desatenciosa, não sei né...
Dica :idea: : Na sua proposta de intervenção, sempre tente unir uma intervenção que aglomere tudo oque você abordou no seu texto, se for duas causas? resoluções para as duas causas. Causa e consequência? Normalmente uma resolução irá envolver seus dois desenvolvimentos. O mais importante é que você crie uma proposta de intervenção para tudo aquilo que você explorou no seu texto. Então dá próxima, se atente a isso ;)


Comentários finais:
Sua redação está um pouco desorganizada, no final do seu texto como te disse você não apresenta uma proposta para tudo oque você falou na sua redação. Na sua tese você me diz pela metade qual sua opinião. Nos desenvolvimentos não argumenta tanto. Conclusão, apesar de preeencher 4 dos 5 elementos cobrados, deixa algumas lacunas enquanto a ação, que poderia sim ter inserido um detalhamento maior (oque faltou).
Houve ausência de conectivos em alguns períodos dos seus parágrafos. E alguns erros ortográficos, de pontuação, crase.
Estude tudo isso- veja a diferença de está, estar e esta, são coisas basicas, mas muito importantes ein.

Por fim só tenho isso a comentar mesmo, espero de verdade ter contribuído em alguma coisa, qualquer dúvida é só falar comigo, afinal não sou nenhum corretor profissional e estou aprendendo tanto quanto você ;)

Abraços e aguardo novas redações.
Avatar do usuário
Por Ashiley
#40448
@Vestibulando, como o Andre já fez uma correção, não tenho comentários adicionais. Espero pelo seu próximo texto!
Falta de segurança no Brasil

Promulgada pela ONU em 1948, a declaraç&ati[…]

Ashiley Muito obrigado por ter corrigido!

As fakes news, são as notícias falsa[…]

Com a descoberta do coronavírus em Wuhan, c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM