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Por davidaraujo6
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A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura direitos e princípios fundamentais, incluindo o direito à educação e à segurança. Entretanto, ao observar a deficiência na abordagem da violência nas escolas, torna-se evidente que esse preceito é frequentemente negligenciado e não é efetivamente aplicado. Dessa forma, essa realidade se deve à exposição à violência na comunidade e à falta de apoio adequado.

Primeiramente, vale ressaltar que a vivência de conflitos na sociedade possui íntima relação com o revés. Acerca disso, o sociólogo Sergio Adorno defende que o Estado não pode fomentar a hostilidade, mas sim combatê-la. As autoridades, todavia, vão de encontro a tal ideia, uma vez que possuem papel inerte em relação à hostilidade enfrentada em algumas regiões do Brasil, e, como consequência disso, cenas de violência têm se tornado algo comum na realidade de alunos e professores. Logo, é inaceitável que a situação perdure na educação brasileira, tendo em vista os efeitos que tal atitude pode causar.

Ademais, os entraves acerca da falta de apoio no ambiente escolar sintetizam outro fator a ser sanado com urgência. Sob a perspectiva do filósofo Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da autonomia", fica evidente a necessidade do apoio mental dos educadores com seus estudantes. Nesse contexto, há de se perceber a íntima relação com a violência nas escolas, pois a falta de assistência traz o sentimento de solidão aos alunos, tornando-os inseguros e violentos. Dessa forma, é inadmissível que parte dos educadores persista com tal pensamento.

Fica evidente, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela hostilidade na comunidade e pela carência de apoio emocional. Para isso, é necessário que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro, por meio de atividades extracurriculares e palestras, desenvolva currículos que abordem os impactos da violência na comunidade e incentive a resolução pacífica de conflitos entre alunos, além de promover o bem-estar mental no ambiente escolar. Tais atividades têm o intuito de amenizar a problemática de forma pacífica. Dessa forma, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão os direitos garantidos pela Constituição como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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