Em primeiro lugar, é importante destacar que o abuso das mídias sociais é um dos fatores principais para a ocorrência de violência escolar, que pode desencadear consigo o cyberbullying, ato que surge nas plataformas de mensagens e plataformas de jogos com intenção de discriminar ou envergonhar vítimas. Segundo o sociólogo Florestan Fernandes ''O preconceito não desapareceu, perdeu as bases materiais e morais que o suportavam no antigo regime, mas ganhou outras bases que permitiram a sua persistência', ou seja, a internet se tornou uma principais bases de disseminação do ódio e do preconceito.
Além disso, outro fator relevante é a falta de investimento em recursos e programas específicos voltados para o combate e a prevenção desse tipo de comportamento, a ausência de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, onde se promovam valores de respeito, tolerância e diálogo, pode favorecer a ocorrência de conflitos e episódios violentos. Na frase “ O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, o filósofo Kant ressalta que a educação é um dos elementos primordiais para que o homem chegue ao maior nível de respeito em sociedade, educação essa adquirida nos primeiros anos de estudo.
Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para isso, o Ministério da Justiça e as mídias, tais como a TV aberta e grandes contas nas redes sociais, devem criar canais de comunicação abertos e seguros para que os alunos possam relatar casos de violência e assédio sem medo de retaliação e também é fundamental investir em treinamento e capacitação para educadores e funcionários escolares, a fim de capacitá-los a reconhecer sinais precoces de violência. Somente assim, será possível promover um desenvolvimento saudável e integral dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada