Em primeiro plano, evidencia-se que o desrespeito ao pedagogo têm crescido de forma estarrecedora. Além de agressões verbais, este tem recebido agressões físicas e que por vezes levam a morte. Segundo a reportagem do jornal "BBC", em 2019, o professor Júlio César Barroso, de 41 anos, foi morto a tiros por um aluno em Goiás, após uma discussão. Sob esse cenário, o educador se vê como refém e sua integridade psicológica é prejudicada.
Ademais, vale ressaltar que a negligência familiar na participação da vida escolar do aluno mostra-se um fator preocupante, visto que a família tem um papel social fundamental na formação ética, educacional e emocional de cada pessoa. Esse ambiente familiar desestabilizado afeta a vida de crianças e adolescentes no seu emocional e social provocando algum distúrbio de comportamento.
Portanto, para amenizar tal problemática faz-se necessário que as famílias em conjunto com as escolas promovam palestras de conscientização que influenciarão na formação ética dos educandos e ainda estabelecendo uma relação família-escola. Adicionalmente, cabe ao Ministério da Educação que proporcione nas instituições de ensino amparo psicológico tanto ao docente quanto ao aluno.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.