Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#40317
No ano de 2016 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking sobre a violência nas escolas. Várias pesquisas apontaram que: os maiores índices de agressões (físicas e verbais) contra os alunos e professores partem de adolescentes entre 14-17 anos.
O comportamento dos seres humanos em sociedades baseia-se nos primeiros anos de vida, de como foram ensinados a se comportarem diante de uma determinada situação. O bullying é um grande exemplo,alguns indivíduos aprendem desde os primeiros anos de vida que é errado essa prática,que são ensinados pelos seus responsáveis e outros tem o primeiro contato com essa violência no ambiente escolar,sem ter noção dos seus atos e não sabem nem se quer reagir quando presenciam essa ação.
Em 2019 ocorreu um massacre na cidade de Suzano,localizada no estado de São Paulo,um adolescente de 17 anos e um adulto de 25 anos invadiram uma escola municipal durante o horário letivo, equipados com armas de fogo assassinaram 2 funcionários e 5 estudantes, ambos os assassinos ja teriam estudado no local. Logo depois do atentado Guilherme -o adolescemte - assassinou seu comparsa e se suicidou.
Em virtude do que foi mencionado, a violência é uma circustância que influenciam diretamente nas ações. Para uma melhoria nas escolas é totalmente importante disponabilizar com a ajuda do governo livros para o público infantil retratando assuntos sobre como é impróprio o bullying, o desrespeito e a intolerância social. E usufruir dos meios de comunicações (redes sociais,videogames etc) introduzindo campanhas que foquem no público alvo -os adolescentes- direcionando a atenção contra a violência escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#40364
Boa tarde, vim explicar o porquê de cada nota que eu dei.

Competência 1 - 80 - O texto apresenta muitos desvios ortográficos. A maioria destes erros têm relação com o uso de pontuação.
Competência 2 - 140 - Eu senti falta de uma tese na sua introdução, ou seja, de uma frase que resuma o seu ponto de vista sobre o problema abordado, e de argumentação no segundo parágrafo de desenvolvimento.
Competência 3 - 120 - Achei a argumentação do seu texto mediana. Entendo que é difícil decorar datas e nomes de institutos de pesquisa para colocar na redação junto com os dados, mas é algo que a prova exige caso estes dados sejam utilizados, e algumas partes da redação que não exigiam dados também ficaram incompletas, como o último trecho do seu texto.
Competência 4 - 80 - O texto apresenta algumas inadequações no uso de conjunções, além de repetições que poderiam ser evitadas.
Competência 5 - 120 - Eu considerei a sua segunda proposta de intervenção, a de fazer campanhas focadas no público adolescente. Ela não tem um agente, nem um meio para sua execução, tendo apenas ação, finalidade e detalhamento.

Apontei abaixo aquilo que precisa ser corrigido na redação.


No ano de 2016 (vírgula) o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking (de qual instituto de pesquisa?) sobre a violência nas escolas. Várias pesquisas (o ideal seria colocar uma em específico) apontaram que: os maiores índices de agressões (físicas e verbais) (não sei se isso é um erro, mas nesse trecho não é necessário colocar os parênteses) contra os alunos e professores partem de adolescentes entre (Acredito que o correto seja "com idades entre", mas não tenho certeza disso, então não descontarei pontos) 14 - (aqui é melhor trocar o hífen pela conjunção "e") 17 anos.
O comportamento dos seres humanos em sociedades baseia-se nos primeiros anos de vida, de (o verbo "basear-se" não admite a preposição "de") como foram ensinados a se comportarem (comportar) diante de uma determinada situação. O bullying é um grande exemplo (de quê?), (aqui seria mais adequado trocar a vírgula por um ponto ou por um ponto e vírgula) alguns indivíduos aprendem desde os primeiros anos de vida que é errado (errada) essa prática,que são ensinados pelos seus responsáveis (este trecho após a vírgula ficou meio solto no texto) e outros tem (têm) o primeiro contato com essa violência no ambiente escolar,sem ter noção dos seus atos e não sabem nem se quer (sequer) reagir quando presenciam essa ação. (No trecho "e outros tem o primeiro contato com essa violência no ambiente escolar,sem ter noção dos seus atos e não sabem nem se quer reagir quando presenciam essa ação.", não está claro se você fala sobre o agressor ou sobre a vítima da violência)[/i]
Em 2019 ocorreu um massacre na cidade de Suzano,localizada no estado de São Paulo, (em que) um adolescente de 17 anos e um adulto de 25 anos invadiram uma escola municipal durante o horário letivo (ponto) equipados com armas de fogo (vírgula) (Eles) assassinaram 2 funcionários e 5 estudantes, (ponto) ambos os assassinos ja teriam estudado no local. Logo depois do atentado (vírgula) Guilherme -o adolescemte (adolescente) - assassinou seu comparsa e se suicidou.
Em virtude do que foi mencionado, a violência é uma circustância que influenciam (influencia) diretamente nas ações. Para uma melhoria nas escolas é totalmente importante disponabilizar (disponibilizar) (vírgula) com a ajuda do governo (vírgula) livros para o público infantil (vírgula) retratando assuntos sobre como é impróprio o bullying, o desrespeito e a intolerância social. (Vírgula) E usufruir dos meios de comunicações (redes sociais,videogames etc) (alguns professores de língua portuguesa consideram o "etc" inadequado em contextos formais) (vírgula) introduzindo campanhas que foquem no público alvo -os adolescentes- direcionando a atenção (de quem?) contra a violência escolar.

Vamos rumo ao 1000!

Atualmente há muita discussão sobre […]

Estética e Saúde

Aguardando correção ;)

Taissa19 , eu corrigi essa já, mas peguei […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM