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Por Fernandadc
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O Brasil tem sua história marcada pelo constante uso da violência desde o princípio, como o genocídio indígena e a escravidão. Desse modo, solucionar os problemas ligados à violência não é de fácil alcance, visto que envolve questões ideológicas e culturais, que atualmente estão aumentando, devido aos problemas estruturais, isto é, a desigualdade, racismo.
É evidente que, a falta de investimentos em educação, segundo o IBGE, é um dos fatores que mais acentuam a criminalidade, cerca de 51 milhões de jovens não frequentam a escola. Logo para sustentar sua família ou por influência de amigos, eles acabam traficando drogas, armas, até mesmo realizando homicídios.
De acordo com o poeta Pablo Neruda “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Segundo o IBGE o índice de desemprego atinge 12 milhões de brasileiros. Uma vez que não tem hipóteses no caminho certo, como a sociedade vai fazer escolhas? Portanto, a falta de emprego, aumenta a probabilidade de infringir a lei. Todavia o regulamento garante a todos, educação, saúde, segurança, mas em nenhuma hipótese isso de fato acontece. A segurança pública é precária, o que faz parecer mais acessível ainda.
Observando o cenário, seria necessário difundir nas escolas o risco de violentar, agredir, traficar, com intuito de formar cidadãos com mais conhecimento sobre o assunto. O governo precisa destinar mais verbas para investir em saúde, educação, segurança e oportunidades de trabalho, como também o ministério da educação criar palestras, campanhas contra o racismo, preconceito, para que de certo modo consiga minimizar a desigualdade social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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