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Por Thamilis
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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a critica de Saramago é verificada na violência nas escolas, que é uma causa grave, pois afeta a vida escolar e a vida social dos estudantes. Com isso, emerge um problema sério em virtudes da formação familiar e da sensação de superioridade.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um fator do problema. Aristóteles definiu "família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, a família tem papel basilar no combate a violência nas escolas, visto que, o ambiente familiar é apontado como um fator que contribui para produção da violência escolar. Lopes Neto diz que o relacionamento não afetivo e os maus-tratos físicos e emocionais são algumas das condições familiar que podem causar o aparecimento de comportamentos agressivos. Assim, urge que as famílias reconheçam p poder que têm de influenciar o coletivo e mudam sua postura.
Além disso, outro fator influenciador é a sensação de superioridade. Bourdieu define "violência simbólica" como a inferiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência, está presente na violência escolar, umas das maiores práticas é o bullying entre os estudantes, as principais razão disso é a buscar por poder e controle sobre os colegas. Dessa forma, é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o YouTube deve criar uma série de vídeos sobre a violência nas escolas, por meio de entrevistas com Psicólogos, afim de reverter a discriminação que impera. Tal ação, pode ainda, conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a formação familiar presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social que Saramago falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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