Conforme dito, no mencionado acima, o analfabetismo dessa parcela da sociedade, ou até mesmo a dificuldade em ler e interpretar, os deixam mais vulneráveis aos golpistas, sendo eles familiares, amigos ou desconhecidos. Isso se deve à falta de investimentos nas instituições públicas, uma vez que essas carecem de boa infraestrutura, professores qualificados e materiais didáticos, dificultando a formação acadêmica do aluno. Outrossim, a dificuldade em estudar na época em que os idosos eram adolescentes, pois tinham uma vida mais focada no trabalho e na família, prejudicando o desenvolvimento dos mesmos na atualidade. Desse modo, os idosos buscam ajuda em outras pessoas para que estas possam administrar seus bens financeiros, os tornando alvos fáceis para golpes.
Vale pontuar-se, ainda, que a ideia de poder do senso comum sobre o patrimônio da terceira idade, faz com que as próprias vítimas achem certo que as pessoas próximas a elas tomem posse da sua aposentadoria, além de acreditarem que eles têm legitimidade para decidir o melhor. Impasse devido ao desconhecimento do Estatuto do Idoso, na qual prevê como crime a conduta de receber ou desviar bens, benefícios ou dinheiro de idosos. Além disso, há inconsciência dos direitos dos cidadãos velhos, por exemplo a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar a eles a dignidade, o respeito, a convivência familiar e comunitária. Dessarte, a má administração das riquezas podem criar dívida, também os direitos dos cidadãos da terceira idade são feridos gravemente.
Em suma, sabe-se que o analfabetismo e a ideia de poder do senso comum sobre o patrimônio da idade são causas da violência financeira. Assim, o Governo Federal, responsável pelo bem-estar da sociedade, deve, através do ressarcimento de desvios, contratar profissionais para ajudar os idosos a cuidarem das suas finanças, a fim de reduzir os golpes sofridos por eles. Ademais, a sociedade deve tomar conhecimento do Estatuto do Idoso, a partir dos jornais nacionais e notícias. Por fim, conseguiremos combater os crimes que acontecem como no filme e garantir que todos os cidadãos velhos usufruam dos seus direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada