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Por elfsbruna
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No filme "Eu me importo" uma mulher faz parte de um esquema que procura idosos ricos com problemas de saúde que não possuam familiares vivos ou próximos, a fim de implementar um golpe de tutela. Em consonância com a realidade desse filme, está a de muitos cidadãos, já que o estigma associado a violência financeira contra idosos ainda configura um desafio a ser sanado. Ocorre, seja pelos parasitas financeiros, filhos que exploram financeiramente seus pais, seja por instituições financeiras.
Em primeira análise, evidencia-se os filhos que exploram seus pais financeiramente, sendo conhecidos como parasitas financeiros, alguém que convive com um parasita financeiro pode não perceber a gravidade da situação, e a vítima pode acabar endividada, os problemas podem ir além das dívidas, podendo levar a vítima a desenvolver problemas emocionais, depois de se dar conta dos problemas acima, é importante estar atento e saber reconhecer essa situação.
Além disso, é notório que pessoas com esta faixa etária são mais vulneráveis a golpes, por exemplo, a própria questão do bolsa família em que o dinheiro era pego pra pessoas mais novas em nome das mais velhas, ou a questão da posse de aposentadoria, deixando o idoso incapacitado como responsável desse imóvel, pois muitas das vezes o responsável por essa posse se apropria das quantias da aposentadoria, em alguns casos deixando o idoso desprovido de alimentação e remédios.
Depreende-se, portanto a adoção de medidas que venham conter a violência contra os idosos no Brasil. Dessa maneira cabe ao Ministério da família, desenvolver um plano de proteção e defesa de crimes contra os idosos, por meio de secretárias estaduais, a fim de prestar assistência às vítimas de violência financeira. Deve-se também, conscientizar a população por meio de redes sociais ou mídias de massa, com a finalidade de alertar sobre os possíveis crimes contra os idosos. Somente assim podemos intervir este constante transtorno.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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