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Por NCLSDK
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O escritor português José Saramago criou a obra "Ensaio sobre cegueira", uma história na qual as pessoas que moravam em uma cidade estavam ficando cegas. Ao analisar a trama é possível fazer uma relação com a realidade pois o país não está levando a sério as violências nas escolas, deve-se rever como existe uma negligência estatal e a falta de polícia circulando a área escolar impulsionando o problema.
Diante desse cenário, nota-se uma inoperância governamental como principal fator de casos de massacre em escolas do Brasil. O geógrafo Milton Santos em seu texto "As cidadanias mutiladas", cita que o ápice da cidadania ocorre quando os direitos são desfrutados, dessa forma, Estado deixa o pessoal da educação vulnerável e sem segurança para trabalhar e estudar, sendo mutilado os direitos do cidadão.
Em segundo lugar, a falta de policiais presentes nas escolas potencializa esse cenário. Nesse viés, em outubro de 2023 ocorreu uma tentativa de massacre na Escola Estadual de Sapopemba, se houvesse um policial no momento do incidente, não ocorreriam mortes e ferimentos. Em decorrência disso, mostra a ausência de medidas para combater a violência em escolas, sendo imprescindível ter segurança na região.
Diante do exposto, denota-se urgência e propostas governamentais para reverter este quadro. Portanto cabe ao Estado que tem função de promover segurança, criar uma organização que tenha função de proteger colégios, tendo a finalidade de trazer seguridade para alunos e funcionários. Desse jeito, as ideias de Saramago, seria resolvida uma parcela de problemas do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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