Nesse sentido, a omissão constitucional é uma das causas da violência doméstica contra as crianças. Acerca disso, segundo o sociólogo Zygmaunt Bauman, algumas instituições, a exemplo do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA), perderam sua função social, mas conservaram a sua forma, o que as caracteriza como "Instituições Zumbis". Sob essa óptica, a perspectiva sociológica pode ser constatada na sociedade brasileira, pois a violência doméstica na infância ocorre em boa parte devido à exposição a essa situação em casa, crianças expostas à violência tendem a reproduzir esse comportamento na idade adulta, perpetuando o ciclo por meio do aprendizado comportamental, no qual as crianças internalizam os padrões de comportamento que testemunham e acreditam ser uma forma aceitável de lidar com conflitos. Logo, devido à inércia constitucional, o problema é agravado no País.
Além disso, constata-se carência de efetividade legislativa como uma das causas da problemática. Sob esse viés, segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadão de Papel", as leis brasileiras são efetivas na teoria, mas carecem de aplicabilidade, na prática. Nessa perspectiva, ao tomar por base a ideia sobredita, confirma-se tal ponto de vista no tocante à falta de acesso a recursos básicos nos ambientes familiares e altos níveis de estresse financeiro, as quais podem criar condições propícias para conflitos e agressões. O estresse acumulado pode levar a um ambiente tenso e volátil, onde as crianças podem se tornar vítimas de violência física ou emocional. Diante disso, é preciso efetivar as garantias constitucionais na realidade nacional.
Portanto, algumas atitudes são necessárias para solucionar a violência doméstica na infância. Para isso, o Estado, no desígnio de elaborar políticas públicas que envolvam a educação, conscientização e apoio às famílias em situação de risco por meio de redes de apoio. Ademais, cabe a Legislação criar leis específicas que protejam os direitos das crianças e punir os agressores. Ambas as ações têm a finalidade de trazer um ambiente saudável e seguro para as crianças. Por fim, com tais ações, a Carta Magna se fará cumprida plenamente no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.