Nessa perspectiva, é válido destacar que os ataques e as invasões a terras de nativos por parte dos garimpeiros são constantes e pouco combatidos. Como visto no caso dos yanomamis, que foram massacrados e tiveram seus pedidos de ajuda iguinorados pelo governo. Logo, nota-se que o governo é omisso e isso agrava a péssima situação na qual os povos originários se encontram.
Outrossim, convém pontuar que houve um desmonte das políticas de proteção ambiental, entre os anos de 2019 e 2022. O decreto presidencial n° 9.760 criou centros de conciliação para investigar multas ambientais e proibir que fundos angariados com elas fossem destinados a ONGS.
Na prática, isso significou a redução do potencial de atuação dessas instituições, tornado assim mais fácil a grilagem, e aumentando os índice de desmatamento.
Portanto, a questão indígena e florestal são problemáticas recorrentes no Brasil.
Sendo assim, cabe ao ministério dos povos indígenas exigir a demarcação de terras, com o objetivo de proteger povos ameaçados. Ainda cabe ao poder judiciário, a aplicação de penas mais severas a grileiros e cristaleiros, a fim desestimular o desmatamento. Dessa forma, se criará uma nova perspectiva de Brasil, deixando de ser o pais que mata os seus autóctone e destrói as suas florestas, para torna-se o pais que os protege
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.