Policarpo Quaresma, do clássico livro "O fim de policarpo Quaresma", sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando no Brasil utópico. Entretanto, a violência contra os idosos torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Então, deve_se traçar estratégias nas causas do problema: o silenciamento e a insuficiência governamental.
Nesse cenário, vale salientar que a omissão impacta na questão. De acordo com Djamila Ribeiro, é necessário tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silêncio instaurado na questão dos idos que estão vulneráveis perante a sociedade, visto que o assunto não é debatido, sendo assim invisível, seja na mídia como nas esfera social, não elevando o nível de informação da população.Assim, urge tira essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela.
Além disso, é coerente apontar que a inércia estatal é um desafio presente no problema. Sob essa ótica, Thomas Hobbes afirmar que o Estado tem a obrigação de garantir o bem_estar de todos os cidadãos. Contudo, tal responsabilidade não está sendo honrada quando a proteção aos idosos, já que os idosos tem nenhuma segurança, seja nas ruas como também em seus próprio lar. Logo, para que esse bem_esta seja usufruido, o Estado precisa sair dessa inércia em que se encontra.
Portando, é indispensável intervir sobre os embaraços. Para isso a mídia em massa, deve criar uma programação na Tv sobre a valorização e os cuidados com os idosos. Por meio, de debates, entrevistas e documentários contando relados dos próprios idosos. Afim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda ser divulgada nas redes sociais e em instituição de ensinos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.